Barreiras Bahia - Fotos, videos e notícias.

Barreiras Bahia - Fotos, videos e notícias.

Câmara de Barreiras aprova alteração de estatuto de servidores e categoria protesta

A Câmara de Vereadores de Barreiras aprovou na noite de terça-feira (15) os projetos de lei 9 e 10, de autoria da prefeitura da cidade, que alteram o estatuto de servidores. A categoria reclamou que foi impedida de entrar para acompanhar a sessão e protestou, na quarta-feira (16), com um “sepultamento” simbólico do prefeito e dos vereadores. Os projetos foram aprovados por 13 votos a favor e 5 contra.


A categoria já tinha parado as atividades contra a aprovação dos projetos, na terça-feira (15). A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemb), Sindsemb, Carmelia da Mata, afirmou ao G1 nesta quinta-feira (17) que os projetos retiram direitos garantidos pela categoria, como a progressão vertical e o benefício aos professores que trabalham com alunos especiais.

 

 


Apenas um grupo de cerca de 50 servidores, que conseguiu chegar mais cedo para conversar com vereadores nos gabinetes, conseguiu entrar na Casa e assistiu à aprovação dos projetos. O projeto foi aprovado mesmo sob vaias dos servidores e reclamação de vereadores de oposição. Um dos servidores chegou a passar mal e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Carmelia diz que outro grupo de servidores, que foi impedido de entrar, foi recebido com spray de pimenta e empurrado pelos policiais militares da Casa e por guardas municipais. “Os vereadores de oposição pediram para que a gente entrasse, mas ninguém ouviu. Trataram a gente como bandidos. A polícia militar e a guarda municipal empurrou e jogou spray de pimenta. Gestantes e idosos passaram mal”, acusou.
De acordo com comunicado no site da Câmara, os projetos foram aprovados depois de serem cumpridos com o que determina o regimento interno da Casa para a tramitação de qualquer proposta de lei, além de ter todos os pareceres das comissões permanentes.
O comunicado diz ainda que, depois de “por duas vezes um grupo de servidores ter invadido o prédio, tornando inviável o andamento das sessões”, foi solicitada “ajuda da polícia militar para garantir a realização da sessão e a integridade física do público presente e dos parlamentares”.
O comunicado disse ainda que “a polícia militar manteve um comportamento sereno e os trabalhos também aconteceram de forma pacífica, só que mesmo assim, alguns servidores, ligados à diretoria dos sindicatos, causaram dano ao patrimônio da Câmara de Vereadores, e quanto a isso, a presidência vai tomar as medidas cabíveis para que os autores sejam responsabilizados pela ação”.
Na quarta-feira, os servidores saíram em caminhada, vestidos de preto e com velas nas mãos, pelas principais avenidas da cidade, simulando um velório. Eles levaram o caixão até o plenário da Casa, para fazer o "enterro", dos vereadores e prefeito.

 

http://g1.globo.com/bahia/noticia/camara-de-barreiras-aprova-alteracao-de-estatuto-de-servidores-e-categoria-protesta.ghtml