Embasa aumenta produção de água durante estiagem em Barreiras

Com investimentos de aproximadamente R$ 715 mil, empregados na substituição de equipamentos na captação e na estação de tratamento de água (ETA), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aumentou em 21% a vazão total de água distribuída no município de Barreiras, no oeste da Bahia.

A medida proporciona maior produção de água diante do aumento do consumo durante o período de estiagem prolongada, que se intensifica entre os meses de agosto e outubro. O volume de água disponiblizado em relação ao período das chuvas (comparativo de agosto de 2013 com novembro de 2012) aumentou cerca de 13%, sendo necessário cerca de 3 milhões de litros diários de água a mais para abastecer a população durante a estiagem. 

Segundo o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, a medida vai proporcionar cerca de 1,5 mil metros cúbicos por hora de água tratada, volume que abastece cerca de 42 mil imóveis atendidos em Barreiras. “Também tivemos um aumento de 7% de novas ligações em relação ao último ano, com 2,7 mil novas famílias beneficiadas”, afirma. Outro destaque foi a redução das perdas de água como acontecem em vazamentos na rede ou ligações clandestinas.

 

Segundo Marcos Rogério, houve uma redução de 0,3% no índice de perdas (comparativo de agosto de 2012 com agosto de 2013), o que vai garantir uma oferta de 40,6 milhões de litros em um mês. “Além do fator ambiental, de otimizar o recurso natural para a distribuição da água nos domicílios, existe uma redução dos gastos investidos em energia que movimenta os equipamentos da captação e da ETA além dos produtos adicionados para o tratamento”, explica.

Tags:

Guia Barreiras

Fotos, videos e notícias de Barreiras e região.