19/05/2016 - 1ª edição da Festa Literária de Barreiras

 

 

Professores, autores, escritores, estudantes, autoridades, pessoas de vários bairros, todos, foram conferir de perto, a abertura oficial da primeira edição da Festa Literária de Barreiras – FLIB, na noite desta quarta-feira, 18, no Parque de Exposições. O evento é uma comemoração antecipada ao aniversário de emancipação política do Município, e está inserido no Maio Maior – uma proposta da prefeitura, que durante todo o mês, realiza uma agenda de ações para marcar o aniversário.

 

Foto: http://barreiras.ba.gov.br

 

Ao oficializar a aberta a primeira edição da FLIB, o prefeito Antonio Henrique, ressaltou a importância do evento para a projeção de Barreiras e da região dentre os polos culturais brasileiros. “A Festa Literária de Barreiras é o primeiro passo para inserir cada vez mais a nossa região no cenário nacional e internacional, consolidar Barreiras e o seu desenvolvimento, movimentar a nossa economia, promover integração social e regional.”, disse.

 

A partir da sua primeira edição a FLIB já entra oficialmente para o calendário de eventos do município. Para garantir a realização da Festa Literária, o prefeito assinou o decreto 251/2016 que institui o evento a cada ano na terceira semana do mês de maio, como parte das programações do Maio Maior. Segundo o decreto, a FLIB contará com as parcerias das Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA / Campus Barreiras e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus IX.

 

“Este é um grande avanço cultural e educacional para toda a região Oeste”, destacou o secretário de Educação, Nailton Almeida. Para ele, a oficialização da FLIB abrirá novas possibilidades de parcerias não só de Barreiras, mas de outros municípios da região e até de outras cidades do Brasil.

 

Até o próximo domingo, 22, quem visitar a FLIB, das 9h às 23h poderá se deparar com lançamentos de livros, exibição de filmes, palestras, apresentação de projetos e peças teatrais. Para o público infantil, a Flibinha promete levar diversão e cultura com uma programação recheada de encanto e criatividade. No sábado, 21, enxadristas da cidade se enfrentam durante a Copa Cidade de Xadrez, também no evento. Confira a programação completa http://festaliteraria.barreiras.ba.gov.br/

 

A primeira Festa Literária de Barreiras é resultado da articulação conjunta da Prefeitura de Barreiras com a UFOB, UNEB, IFBA, Núcleo Regional de Educação NR-11, ISFAC, Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras, Instituto Caturama, Escolas Particulares, livrarias e artistas locais.

 

Fonte: http://barreiras.ba.gov.br/tem-inicio-1a-edicao-da-festa-literaria-de-barreiras/