Zito Barbosa faz balanço do primeiro ano de governo (Foto Reprodução)

Zito Barbosa faz balanço do primeiro ano de governo

O prefeito de Zito Barbosa, compareceu a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, em Sessão Solene na noite desta terça-feira, 20, para levar a mensagem do Executivo aos vereadores e um grande público que lotou as galerias da Câmara Municipal. A vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, secretários, autoridade civis, militares e religiosas também prestigiaram a solenidade.


Em pronunciamento emocionado o chefe do Executivo lembrou do momento que recebeu na Casa de Leis a responsabilidade de administrar Barreiras e fez um balanço do seu primeiro ano de governo.

“Um ano se passou e aqui estou novamente para falar, não mais de sonhos, mas de realizações, de ações importantes que foram possíveis executar em tão pouco tempo, porque contei de forma grandiosa com o apoio da maioria dos vereadores que compõe essa casa. Hoje, com apenas um ano e dois meses de mandato, recuperamos a credibilidade financeira e administrativa do nosso município. O tempo do salário do servidor atrasado, de fornecedor sem receber e prestadores de serviços desesperados ficou no passado”, argumentou.

O prefeito iniciou falando de um dos problemas mais críticos da cidade, que é a falta de infraestrutura e pavimentação asfáltica, que atinge quase todos os bairros, impondo a décadas sofrimento a população. Barbosa relatou uma das conquistas mais esperadas por muitos em alguns bairros em tempo record através do Programa Pavimenta Barreiras, o maior programa de pavimentação asfáltica do interior do Estado.

“Foi em apenas um ano que os moradores do Cantinho do Senhor dos Aflitos, da Baraúna, da Bela Vista, da Vila Amorim, de parte do Santa Luzia, da Morada da Lua de Cima, Bandeirantes e Novo Horizonte deixaram de andar no barro, assim também como as várias ruas que receberam a requalificação asfáltica. E só para lembrar, fizemos tudo isso com recursos próprios, ou seja, com o mesmo dinheiro que Barreiras sempre teve. E esse trabalho não para. Hoje, no bairro São Miguel, a pavimentação asfáltica já chegou e, em poucos dias, toda a parte de baixo do bairro estará totalmente asfaltada” afirmou.

O prefeito ainda registrou a ousadia da atual gestão em tirar do papel o projeto de micro e macrodrenagem e pavimentação asfáltica dos bairros Morada da Lua de Baixo, Vila Juri e São Paulo. Onde as obras já estão avançadas em toda a sua execução e terá sua conclusão em definitivo logo após o período da chuva, resolvendo de vez a situação dos moradores que terão finalmente a situação solucionada e qualidade de vida onde moram.

 

Outro destaque em 2017 que o Prefeito fez questão de salientar para os vereadores e público presente, foi na saúde. A conquista dessa nova estruturação para o Município de Barreiras se deu devido o compromisso dos vereadores por uma cidade cada vez mais humanizada.

“Hoje o Hospital Eurico Dutra, o Centro Municipal de Saúde Emilly Raquel, a Maternidade e o Leonídia Ayres já funcionam plenamente. Implantamos uma nova Central de Medicamentos e a Farmácia Cidadã, humanizamos a marcação de consultas com a implantação de Central Integrada de Regulação e estamos construindo o CER II”, destacou.

Na educação Barbosa lembrou que o município precisava de ações transformadoras, era preciso que a dedicação de cada profissional, professor, diretor, coordenador, que são comprometidos com um ensino de qualidade, encontrasse escolas dignas para o exercício da profissão.

“A melhoria na estrutura física das escolas era uma necessidade e, com os recursos provenientes dos precatórios, começamos de uma só vez a reforma de 32 escolas que já começam a funcionar totalmente reformadas esse ano. Agora sim temos as condições ideais para a execução das atividades educacionais, onde o professor e o aluno se sentirão acolhidos para a tarefa de transferência de conhecimento e formação” disse.

No rol de destaques do prefeito foram ainda referenciados a realização de eventos importantes como: Páscoa no Parque, São João, Festival Primavera, a Iluminação de Natal e Barreiras Folia, que já entra para a história de Barreiras como o melhor e mais organizado carnaval de todos os tempos.

E que atraiu mais de 200 mil pessoas movimentando mais de 20 milhões em 5 dias de festa, gerando mais de 1.500 empregos diretos e aquecendo substancialmente a economia do município.

Na oportunidade o Prefeito reafirmou ainda o compromisso para os próximos anos no avanço da melhoria nos serviços sociais, estruturais e educacionais.

“Avançamos porque temos compromisso de dar a cada família o direito de acesso a saúde e a educação plena e de qualidade e em todos os seus serviços. Esse ano vamos agir forte para melhorar em todos os aspectos a vida dos barreirenses e contamos com o apoio da população e dos vereadores que legislam em favor do crescimento da nossa cidade”, disse Zito Barbosa.
Ao final de suas considerações o prefeito se dirigiu aqueles que colocam os interesses pessoais acima da coletividade e que levaram a cidade a uma situação de caos e abandono levando a população a viver sem esperança. “Respeito aqueles que têm ideias e opiniões diferentes das minhas, mas só peço que façam oposição a mim e não à Barreiras” finalizou.

Em seguida o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues, apresentou em um vídeo a nova estrutura da Casa mostrando os principais pontos da reforma pela qual passou a sede do Legislativo, incluindo os padrões de acessibilidade. A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa que denominou Aroldo Cavalcante o plenário da Câmara, bem como a galeria de fotos dos vereadores em exercício que homenageou o ex-vereador José Queiroz Barreto Neto. Na oportunidade foi apresentado também o mural que conta a história da Câmara de Vereadores de Barreiras.

Fonte: barreiras.ba.gov.br

Tags:

Guia Barreiras

Fotos, videos e notícias de Barreiras e região.