São João de Barreiras 2018

Vai começar o maior arrasta pé do Oeste Baiano. No São João de Barreiras, de 21 a 24 de junho o Arraiá do Parque espera por você. Confira as atrações.

Um café da manhã estilizado com comidas típicas marcou o evento de lançamento oficial do Arraiá do Parque

Mês de junho, forró, comidas típicas, quadrilhas juninas e o clima de São João já começa movimentar Barreiras. Em 2017, o Arraiá do Parque foi consagrado o maior São João do Oeste da Baiano, e nessa segunda edição, vem com muitas novidades e atrações que vão encantar as famílias que comparecerem nos dias 21 a 24 de junho no Parque de Exposições Geraldo Rocha.

O lançamento oficial do São João aconteceu nessa sexta-feira, 08, no espaço da Tapiocaria Sabor da Terra com a musicalidade da cantora Lissandra. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira dama e secretária de saúde, Marisete Bastos, da vice prefeita Karlúcia Macêdo, subsecretária de educação Emília Moreno, diretora de cultura Diva Bonfim, pároco da Catedral São João Batista Padre Venerson Francisco, deputado Benito Gama, presidente da Uniqjob Saulo Martins e vereadores, anunciou as atrações e toda estrutura da festa. O evento foi prestigiado ainda por quadrilheiros e pela imprensa.

O prefeito confirmou a participação de 25 atrações musicais, detalhando a megaestrutura que será montada no Parque, incluindo a realização do concurso de quadrilhas e destacou também a importância da festa para a economia do município com aquecimento do comércio durante os quatro dias de festa.

“A edição do ano passado do Arraiá do Parque superou todas as nossas expectativas, e agora em 2018, ampliamos as atrações musicais e estamos preparando uma festa maior ainda, com a certeza, que todas as famílias de Barreiras e da região irão se divertir em um local privilegiado com toda a segurança. Esse é o nosso compromisso, fortalecer e valorizar nossa cultura e proporcionar qualidade de vida a nossa população, trabalhando também para aquecer o comércio, gerar empregos e renda e atrair turistas para a cidade”, disse o prefeito Zito.

Estrutura:
O Arraiá do Parque fornecerá uma estrutura diferenciada para o São João de Barreiras que vai de 21 a 24 de junho. Uma megaestrutura transformará o ambiente do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, que receberá 25 atrações musicais em 02 grandes palcos, concurso de quadrilhas, Espaço do Forró, Vila do São João com uma cidade cenográfica, além do sabor do São João presente nas comidas e bebidas típicas.

 

Arraiá do Parque atrai mais de 15 mil pessoas na primeira noite do São João em Barreiras

Mais de 15 mil pessoas acompanharam a primeira noite da festa do maior e melhor São João do Oeste Baiano, o Arraiá do Parque em Barreiras. A festa acontece no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha até o próximo domingo, 24, com 25 shows de artistas nacionais e locais.

Com entrada gratuita, a festa têm início sempre as 19h na Vila do São João, um espaço que tem atraído centenas de pessoas que visitam a decoração junina e apreciam a diversidade das comidas típicas e as apresentações dos artistas locais. Rosane Ferreira, trouxe toda família para conhecer o espaço e ficou encantada com a decoração. “Esse espaço nos faz lembrar da época de nossos pais, está lindo”.

A abertura da festa no palco principal ficou por conta do cantor Gustavo Braga e da banda Cacau com Leite, que fez a multidão dançar com músicas bastante conhecidas, como: Volte logo, Saudades do teu cheiro e Motoboy.

O público também dançou com o forrozeiro baiano, Targino Gondim, e ao som das bandas Estakazero e Simbora Xotear. “Estou muito feliz em estar nessa festa considerada a melhor dessa época, a cidade de Barreiras merece esse presente, esse clima no Oeste com bandeirolas e o colorido nesse espaço, faz essa festa ser ainda mais linda”, disse Targino Gondim.

Com uma mega estrutura, o Arraiá do Parque 2018 está em sua segunda edição e conta com mais de 80 comerciantes, como capeterios, ambulantes, restaurantes, lanchonetes e food truck, além de parquinho infantil e muita dança.

Presente na festa desde cedo, o Prefeito Zito Barbosa conversou com as pessoas presentes no parque, especialmente os comerciantes e ouviu de todos elogios e a expectativa de bons negócios nos quatro dias da festa. “Ver a alegria desse povo nos enche de entusiasmo e energia para seguir trabalhando em todas as áreas da Administração Municipal para elevar o nome de Barreiras ao mais alto patamar das cidades baianas, nossa população merece nossa dedicação e trabalho” disse o prefeito.

Para o segundo dia, sexta-feira (22), o público poderá dançar muito arrasta pé ao som de Tostão, Luan Estilizado, Juninho Rodrigues, da dupla Di Paullo e Paulino, e das bandas Forró do Zé e Farol de Fusca.

 

Em noite de público recorde, mais de 25 mil pessoas lotam o Arraiá do Parque na segunda noite do São João de Barreiras

O segundo dia do Arraiá do Parque foi mais uma vez sucesso de público e diversidade musical. A noite de sexta-feira, 22, foi aberta no Palco Único da Vila do São João, pelo repertório nordestino das bandas Quarque’Uma e Alcione, seguida da graciosa apresentação da quadrilha junina dos alunos da Escola Municipal Antônio Machado, localizada no Val do Teiú. Trinta e seis alunos trouxeram o amor pelo movimento cultural junino e o ritmo que contagia o nordeste.

“Recebemos o convite da gestão e resolvemos aceitar, nossa apresentação foi um grande sucesso, superando todas as nossas expectativas. Nós lançamos o desafio aos alunos, eles receberam com grande alegria”, disse o vice-diretor da escola, Jeonilson Félix.
As 21 hs, o sanfoneiro Tostão levou ao Palco 1 o ritmo dançante da sua sanfona, que conquistou inclusive o prefeito Zito Barbosa, que a convite do cantor subiu ao palco e interagiu com o músico e o público. “Essa é a nossa primeira vez em Barreiras, quem veio vai conferir sertanejo, vanerão e chamamé”, explicou o músico.
Depois das 22:30 hs, a dupla Di Paullo e Paulino subiu ao Palco 2, e trouxe os sucessos e o romantismo do sertanejo, presente em suas décadas de carreira. “Estamos muito felizes, nós não seriamos nada sem esse público. O parque ficou lindo para o São João, é um prazer imenso e uma grande alegria estar aqui”, disse o cantor Di Paullo.

De volta ao Palco 1, às 00 hs, o público animado e presente, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, puderam curtir a inovação da sanfona de Luan Estilizado que contagiou a todos já na madrugada de sábado com grandes sucessos da música popular brasileira e os novos trabalhos do cantor.
Seguido por Forró do Zé que esquentou o frio da madrugada com o melhor do forró no Palco 2. As 03 hs, Juninho Rodrigues manteve o público aquecido no Palco 1 e Farol de Fusca subiu ao Palco 2 as 03:40 para encerrar o segundo dia de festa.

Neste sábado, 23, a programação do Arraiá do Parque segue com mais shows de: Quarque’Uma, Patrick Show, Baião de 2, Ítalo e Renno, Mametto, Zabumba Beach e Maída e Marcelo.
Presente no Parque desde cedo, interagindo com o público presente e recebendo autoridades e prefeitos das cidades vizinhas, o prefeito Zito Barbosa que dançou no meio da multidão falou da grandiosidade da festa.

“No primeiro dia nós recebemos um grande público e hoje não poderia ser diferente, estamos realizando o maior e melhor São João do Oeste da Bahia e a população está nos prestigiando em peso. Os mais de 25 mil amantes do forró que compareceram ao parque nesta noite atestam a grandiosidade dessa festa. Quem não veio ainda, precisa conferir a nossa estrutura que conta com grandes atrações, em um espaço seguro e agradável para todos os públicos”, disse o prefeito de Barreiras.

 

No terceiro dia uma multidão comparece ao Arraiá do Parque, consolidando definitivamente o São João de Barreiras como um dos maiores da Bahia

Grandes atrações, organização e segurança atraiu uma grande multidão ao Arraiá do Parque, às vésperas do São João em Barreiras, considerada a noite mais fria do ano, o sábado foi animado com muito forró e apresentações de quadrilhas juninas para aquecer a multidão que arrastou o pé até a manhã de domingo, 24. Quem compareceu ao Parque de Exposições não se arrependeu, a animação foi garantida por sete atrações em dois palcos, além do palco da Vila do São João.

Na área de show a estimativa foi que mais de 33 mil pessoas compareceram para prestigiar os shows. O público também compareceu para assistir o Concurso Municipal de Quadrilhas, que trouxe o brilho, as cores, homenagens e a paixão pela cultura nordestina, nos passos ritmados e contagiantes das quadrilhas Êta Lasqueira, Luar do Nordeste e Rosa de Ouro.

Quem chegou mais cedo, já começou a animação na Vila do São João que recebeu no palco único a banda Quarque’Uma e Patrick Show, com um som animado chamando atenção para a cidade cenográfica que foi o local mais procurado para fotos e vídeos, divertindo as crianças e famílias com as réplicas de animais, uma roça bem junina, e reviveu um pouco das histórias de Barreiras com a antiga delegacia, o bar da Esquina do Neto, Sorveteria do Wilsinho e um pedaço do Cais que acolhia o antigo bar La Barca, demolido na década de 90.

Muita música e diversão

Coberto pelas bandeirolas verde, amarela e azul e uma excelente estrutura de barracas gastronômicas, barracas de capeta e banheiros, os forrozeiros curtiram o primeiro show da noite no palco 01, com a banda Mameto conduzida pela voz melodiosa de Ana Mameto que abriu a programação de shows às 21h. No palco 02, às 22h30min a dupla Máida e Marcelo com a sanfona e violão misturaram os ritmos sertanejo com forró, carimbo e MPB, mostrando que São João é uma festa multicultural.

Depois da meia noite, quem fez a festa foram os cearenses Ítalo e Reno com carisma e versatilidade cantaram os mais atuais forrós e sertanejos que fazem sucesso na voz de Wesley Safadão, Marilia Medonça e Gustavo Lima. E às 01h30min, o Zabumba Beach, os goianos do forró que tem como vocalista o barreirense Keuller Moutinho, tocaram xote, pé de serra e marcaram as músicas com muito som de sanfona e triângulo. Fechando a noite com a banda Baião de 2, o cantor Denis animou os forrozeiros com um repertório pé de serra, legitimamente nordestino mesclado com o jeitinho barreirense de cantar.

O prefeito Zito Barbosa comemorou o sucesso de público que vem visitando o evento e a movimentação em todos os setores do Arraiá, confirmando que o São João de Barreiras é um dos maiores da Bahia.

“Nesta noite de sábado, véspera do dia de São João a nossa alegria não poderia ser maior. Os shows estavam lotados, a Vila do São João, as barracas, o concurso municipal de quadrilhas e ainda os arraiás nos bairros e comunidades da zona rural, que foram uma festa a parte. Me sinto feliz por termos resgatado esse sentimento de comemoração junina, valorização da cultura nordestina e também alcançado êxito não apenas na programação de shows, mas especialmente na movimentação de emprego e renda para nossa população nesses 4 dias de festa. Nesse domingo fecharemos com chave de ouro essa festa linda no dia do nosso padroeiro”, festejou o prefeito de Barreiras.

Nesse domingo tem mais shows, premiação das quadrilhas juninas e muita diversão para toda família. A grade de shows para o domingo fica assim:

Palco 01
20:30h – Alcenor Ramos
22:40h- Waldonys
01:40h – Coração do Brasil

Palco 02
21:10h- Frutos Nordestinos
00:10h – Rastapé
03:10h- AZ da Pitanga

 

Luar do Nordeste é campeã do Concurso Municipal de Quadrilhas

“Olha que isto aqui tá muito bom, isto aqui tá bom demais. Olha, quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai”. Nesse ritmo e festa ao som do baião de Dominguinhos, o público conferiu os passos ritmados, o brilho dos vestidos, a maquiagem, o chapéu de lado e toda alegria das quadrilhas que disputaram nesta noite de sábado, 23, no Arraiá do Parque o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas 2018.

Os casais de noivos, os marcadores e as performances das quadrilhas Êta Lasqueira, Rosa de Ouro e Luar do Nordeste encantaram o público nas arquibancadas e animaram as torcidas organizadas. Os jurados acompanharam a desenvoltura dos componentes, avaliando critérios como coreografia, figurino, originalidade, animação, marcador e harmonia.

A campeã Luar do Nordeste retratou o tema ”Odu Asé A Saga de Amor e Luta dos Orixás no Sertão”, com uma performance elaborada e vestimentas específicas da luta do negro, escravidão e a defesa do amor entre os orixás, aproximadamente 80 componentes encantaram os expectadores.

O segundo lugar ficou com a quadrilha Rosa de Ouro, que trouxe os elementos da Amazônia, retratando a saga do nordestino em busca de água, fauna e flora no coração do Brasil. Muito verde, o famoso boi bumba, a dança do carimbó e a imponência dos índios também foram retratadas durante os 30 minutos de apresentação. A quadrilha Êta Lasqueira apresentou o amor e luta de Lampião e Maria Bonita, ficando com o terceiro lugar.

A premiação das quadrilhas, noivo e marcador acontecerá nesse domingo, 24, finalizando o concurso municipal. Na próxima semana, dia 31 de junho e 01 de julho acontece o Concurso Regional de Quadrilhas Juninas realizado pela Uniqjob com apoio da Prefeitura de Barreiras, também no Parque de Exposições Geraldo Rocha.

 

Fonte: barreiras.ba.gov.br