Primeiro Encontro de Políticas e Gestão Culturais

Temas culturais, apresentação musical e Reisado vão marcar o I º Encontro de Políticas e Gestão Culturais.

Marcado para o dia 20 de julho, o I º Encontro de Políticas e Gestão Culturais de Barreiras já está com a programação fechada. O evento realizado pela Prefeitura de Barreiras por meio da Diretoria de Cultura tem previsão de reunir agentes culturais, artistas locais, músicos, artesãos e pessoas envolvidas no mundo das artes.

Com o tema “Diálogos Culturais”, o encontro pretende debater as manifestações culturais, questões históricas, tendências e políticas públicas que as cercam. Serão apresentados trabalhos em 5 eixos temáticos, sendo: 1- relatos e discussões acerca das experiências dos diversos segmentos culturais; 2- o papel do Conselho Municipal de Cultura como órgão de participação Democrática; 3- a importância do Fundo de Cultura na gestão da cultura local; 4- o Plano Municipal de Cultura como espaço de investigação, estímulo, debate e subsídios na atuação democrática do Conselho no campo das políticas culturais; 5- os Editais e sua importância na aquisição de recursos e produções culturais.

Temas culturais, apresentação musical e Reisado vão marcar o I º Encontro de Políticas e Gestão Culturais
Temas culturais, apresentação musical e Reisado vão marcar o I º Encontro de Políticas e Gestão Culturais

Durante o evento, o grupo de Reisado do povoado de Bezerro que mantém a tradição há mais de 70 anos na comunidade, estará participando e fazendo uma apresentação dos cânticos e danças da Folia de Reis. Uma manifestação cultural com peculiaridades dos moradores mais antigos, que vislumbram a necessidade de passar os ensinamentos à nova geração, para que esta manifestação popular tenha continuidade.

Os professores e musicistas da escola municipal de música Antonino Sampaio além de participarem do evento, vão fazer a recepção musical e apresentação durante o evento.

“Estamos preparando um encontro com todos os agentes culturais, com gestores e também pessoas que amam a arte, e que querem discutir a cultura e todo seu amplo universo. Este é o momento oportuno, quando os fazedores da cultura e da arte local poderão priorizar as suas demandas no fazer cultural e contribuir com a gestão cultural do município, abrindo espaço para que a gestão possa atender os anseios da comunidade artística”, disse a diretora municipal de cultura, Diva Bonfim.

Confira a programação:

8:00h – Credenciamento
9:00 h – Mediação “Diálogos Culturais” – Diva Bonfim
9:30h – Formação dos GTs de Trabalho e orientações para os GTs de trabalho; Análise e Elaboração das demandas por linguagens.
10:00h – Elaboração do Plano de Trabalho, utilizando a FOFA (Forca- Oportunidade- Fraqueza- Ameaça).
11:00h – Plenária: Apresentação das Demandas e Plano de Trabalho por segmentos.
Intervalo para o almoço
14:00h – Qualificar as Proposta Setoriais para a execução no Plano de Trabalho da Gestão de Cultura do Município.
14:30h – Palestra “A utilização do Fundo de Cultura e o Papel do Conselho de Políticas Culturais” – Palestrante: Wdileston Souza – Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura – SUDECULT/BA

15:30h – Projetos e Editais – Captação de Recursos e Contratações.
-Gelson Vieira – Gestor Ponto de Cultura Flor do Trovão;
-Renata Dias – Diretora da FUNCEB;
-Aldir Esmini – Controller Prefeitura Municipal de Barreiras.
16:30h – Encerramento com apresentação cultural – Reisados do Bezerro.

Fonte: barreiras.ba.gov.br