Ações preventivas e de combate ao câncer de próstata são realizadas pela Secretaria de Saúde de Barreiras

Alertando sobre os grandes riscos à saúde masculina, causados pelo câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Barreiras já iniciou a divulgação do cronograma de ações da Semana Azul, que acompanha as atividades do Novembro Azul ocorridas em todo o Brasil. A necessidade do diagnóstico precoce e a sensibilização do público-alvo serão destacadas de 19 a 24 de novembro, com palestras, atendimentos com coleta de PSA, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de pressão e glicemia, atendimento nutricional e um grande pedal de encerramento no dia 24.

Os atendimentos serão realizados na sede do Programa Idade Viva, em frente ao Parque Dom Ricardo, com programação específica dividida nos turnos da manhã e tarde. Alunos dos cursos na área de saúde da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB e Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB também integraram a equipe das atividades educativas.

“O câncer de próstata é uma das principais causas de óbito entre os homens, sabemos que ainda existe resistência por parte do público masculino em realizar o exame, mas acreditamos também que a nossa campanha ajudará a conscientizar e salvar muitas vidas”, disse o secretário municipal de saúde, Anderson Vian.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.
Confira a programação completa:

De 19 a 23 – a partir das 8h – Palestras, aferição de pressão e glicemia, atendimento nutricional e orientação com profissionais de enfermagem;
– Coleta de PSA – 40 vagas para pacientes acima de 45 anos;
– Testes rápidos do CTA de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
19, 22 e 23, a partir das 14h– Consultas com o Urologista
20 de novembro, a partir das 8h– Consultas com o Urologista
24 de novembro, a partir das 7h – Pedal Azul de encerramento saindo do Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger até a Praça Castro Alves.

Fonte: Prefeitura de Barreiras