Animais abandonados são tema da tribuna - Barreiras

Na sessão ordinária de quarta-feira (28/08) os vereadores receberam, para uso da tribuna popular, representantes da ONG Liga de Ordem para os Bichos Órfãos – LOBO e o diretor do centro de controle de zoonoses e endemias, Antonio Luis Pedrosa.

 

Rita Luz, Tati Lauck e Janete Lauck relataram como atua a ONG Lobo, na cidade desde 2005. A organização cuida de animais resgatados das ruas, mas conta que tem enfrentado muitas dificuldades financeiras e tem se mantido por recursos próprios e doações. “São mais de 100 kg de ração por semana; muitas vezes pedimos contribuições ou promovemos eventos de arrecadação. Mas não estamos conseguindo receber mais bichos. A estimativa é de que haja 16 mil animais abandonados”.

 

O diretor Antonio Luis Pedrosa, do controle de zoonoses, buscou explicar a natureza do trabalho do setor, essencialmente diferente da ONG. “Não temos condições de tratar dos animais como uma clínica, por outro lado, o centro do controle não serve somente para a eutanásia”. Luis Pedrosa informou ainda que há restrições necessárias às doações, pois em 100% dos casos de captura os animais estão enfermos, com fraturas, doenças de pele ou pré-coma. “A vigilância deve ser constante e rígida; vírus e bactérias tornam-se cada vez mais resistentes”.

 

O presidente Tito parabenizou os órgãos presentes pelos esclarecimentos. “Certamente vocês deram a sua contribuição em tornar a população mais consciente quanto ao trabalho desenvolvido em favor de animais e os cuidados que devem ser dispensados”, observou.

 

Entrou em tramitação projeto de lei 010/13, de autoria do poder Executivo, que torna de utilidade pública a ONG Liga de Ordem para os Bichos Órfãos – LOBO.

 

Moções aprovadas

Moção de aplauso à vice-reitora da Uneb, professora Adriana Marmori, a pedido da vereadora Karlúcia Macêdo.

Moção de apoio, a pedido do vereador Alcione Rodrigues, aos acadêmicos da UFOB.

Moção de aplauso e congratulação, a pedido do vereador Tito, à Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Barreiras.

 

Indicações

Hipólito dos Passos

-Pavimentação asfáltica da rua Clériston Andrade, bairro São Miguel

Rui Mendes

-Colocação de placas de sinalização nas faixas de pedestres

Aguinaldo Júnior

-Recuperação da estrada vicinal da comunidade de Boqueirão do Rodrigues

Vivi Barbosa

-Revitalização asfáltica nas transversais da rua Alberto Amorim, bairro São Pedro

 

http://camaradebarreiras.ba.gov.br/index2.php?id=ler_noticia&id_editoria=37&id_noticia=678