Arqueologia subaquática

Você sabe qual a diferença entre a arqueologia subaquática e a terrestre? O ambiente no qual cada uma é realizada? A resposta parece simples, mas esse ramo da ciência muitas vezes é confundido com mergulho turístico ou de aventura, o que acaba causando a depredação do nosso patrimônio cultural subaquático.

 

Para os interessados em entender melhor como atua essa subdisciplina da Arqueologia, a UFOB está com inscrições abertas para o Curso de Introdução à Arqueologia Subaquática. Trata-se de um a atividade de extensão universitária voltada a estudantes, professores, gestores públicos e qualquer pessoa interessada na preservação patrimonial.

 

O objetivo é proporcionar um mergulho na Arqueologia Subaquática, apresentando seu histórico internacional e nacional, analisando os estudos de caso, métodos e técnicas específicas, além de debater o quadro legal e ético que envolve o patrimônio cultural subaquático.

 

O curso será ministrado pelo arqueólogo Luis Felipe Freire (doutorando em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe) e realizado em três encontros nos dias 27 de fevereiro,  5 e 12 de março. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 26 de fevereiro no site. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: arqueologia.ufob@gmail.com.

 

 

Fonte:ASCOM, UFOB