Artesanato sustentável como geração de renda

O artesanato sustentável representa uma oportunidade de geração e integração da renda das populações, resgata tradições e valoriza a identidade cultural das comunidades. Em Barreiras o Programa Colmeia, que funciona no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, promove cursos profissionalizantes para a população, voltados para o conceito da sustentabilidade.

O Programa Colmeia tem como objetivo capacitar profissionais criativos, independentes, capazes de gerar sua própria renda, atendendo uma demanda sem afetar as gerações futuras, evitando impactos na natureza. O Fala Cerrado entrevistou a consultora e designer do programa, Maria da Penha, para saber mais dos trabalhos desenvolvidos dentro do Colmeia.

Na Seção Cerrado, saiba mais dos hábitos do joão-de-barro que constrói seu ninho com barro no formato de um forno e nas Dicas de Sustentabilidade, sugestões do que fazer com o lixo. No Fique por Dentro, conheça um pouco da história de Barra, uma cidade que teve seu desenvolvimento impulsionado pelos rios São Francisco e Grande, que conserva em suas ruas a cultura com seus casarões e monumentos históricos, atraindo visitantes com seus artesanatos e festejos religiosos e folclóricos.

Tema: Artesanato Sustentável

Exibição: 13/11/2010

Entrevista: Maria da Penha, designer e consultora do Programa Colmeia

Realização: Instituto Bioeste

Link: http://www.4shared.com/audio/OPLCjFcS/PROGRAMA_SOBRE_ARTESANATO_SUST.html

Fonte: http://bioeste.blogspot.com/2010/11/artesanato-sustentavel-como-geracao-de.html