Aplicativo que mede a qualidade da banda larga móvel

Usuários de Iphone e do sistema operacional Androide podem baixar a ferramenta gratuitamente. A intenção da Anatel é a de melhorar os serviços a partir das informações coletadas.

Divulgação/EBCOs usuários de Iphone (IOS) e do sistema operacional Android podem, a partir de agora, medir a qualidade da banda larga móvel do seu aparelho, por meio de um aplicativo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No caso do Iphone, para instalar a ferramenta, o usuário deve fazer uma busca pela palavra EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade) na Apple Store.

Já os usuários de smartphones com o sistema Android também podem baixar diretamente do Google Play uma versão oficial do aplicativo "Brasil Banda Larga" desenvolvida para essa plataforma. Para outros sistemas operacionais móveis, as medições podem ser realizadas diretamente no site do projeto.

De acordo com a Anatel, o aplicativo é gratuito, seguro e não permite acesso ao conteúdo das ligações ou mensagens. O sistema vai colher informações como a velocidades de download e upload, o tempo de demora de acesso a sites e perda de pacotes, além de apresentar graficamente os resultados de todas as medições realizadas.

Os aplicativos desenvolvidos pela Entidade Aferidora da Qualidade vão ajudar a Agência a reunir informações para a adoção de medidas que vão contribuir com a melhora do serviço de banda larga móvel no País.

 

EAQ

A Entidade Aferidora da Qualidade foi criada em atendimento à Resolução Anatel 574 e 575 de 28 de Outubro de 2011, como parte do processo de medição dos indicadores de qualidade das redes de telecomunicações que suportam o acesso à internet em Banda Larga fixa e móvel no Brasil.

 

Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/09/11/aplicativo-que-mede-a-qualidade-da-banda-larga-movel-esta-disponivel