Barreiras/BA abre campanha regional de vacinação contra febre aftosa

Organizado pela Secretaria Municipal de Agronegócios em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia – Adab, o evento marcou o início da campanha de vacinação no Oeste.

Participaram a prefeita Jusmari Oliveira, o coordenador regional da Adab Pedro Mariano, o secretário de Agronegócios, Celito Breda, o presidente da Acrioeste, Ricardo Barata, representantes de associações, sindicatos, estudantes e secretários de governo.

Com um rebanho estimado em quase um milhão de cabeças, a região Oeste é considerada zona livre da doença. Na campanha realizada em 2011, foram imunizados 98% do rebanho regional. Para garantir a adesão de 100% dos criadores na campanha deste ano que vai até dia 31, a prefeitura fará a distribuição de 20 mil doses a criadores de Barreiras. O primeiro lote com 16 mil doses já está disponível na Secretaria de Agronegócios.

“Esta atitude vai além da questão financeira. Ela fomenta e estimula para que as pessoas vacinem. Mostra que a prefeitura está ao lado do produtor e a Acrioeste está aqui para ajudar no que for preciso”, destacou o presidente da instituição.

Depois de vacinar o gado, os criadores devem declarar a vacinação junto à Adab. “A declaração é tão importante quanto a vacinação. O criador que for na Adab já obtém sua declaração online para facilitar o trabalho. Mais uma vez, é importante destacar o esforço de todos os envolvidos em conseguir essas doses gratuitas, porque isso não é fácil”, disse o coordenador regional, Pedro Mariano.

A prefeita Jusmari Oliveira oficializou o inicio da campanha no Oeste, com a vacinação simbólica. Segundo ela, oferecer as doses gratuitamente é muito mais que uma forma de apoiar o homem do campo, trata-se de uma obrigação de todo o gestor público. “Não é fácil morar no campo em Barreiras. Encontramos centenas de famílias sem água e luz. São dois anos de governo e não tem um dia sequer que não priorizamos a zona rural porque infelizmente, ela foi excluída do processo de melhorias do município. Nossa batalha é para reverter essa realidade”.

 

Fonte: http://www.iepec.com/noticia/barreirasba-abre-campanha-regional-de-vacinacao-contra-febre-aftosa

Portal do Agronegócio