Benefícios da drenagem linfática

Benefícios da drenagem linfática

 

O que é drenagem linfática ?

Durante a massagem manual, ocorrem a ativação dos principais pontos linfáticos que estão localizados nas axilas, virilhas e joelhos. Ao trabalhar as linfas ocorre a remoção dos fluidos excessivos no corpo dos pacientes. O sistema linfático é muito importante, pois ele protege o nosso corpo de vírus e bactérias, por meio dos glóbulos brancos, portanto, as linfas são fundamentais para o nosso sistema imunológico funcionar corretamente.

 

 

- Benefícios da drenagem :

A principal finalidade da drenagem linfática é remover os excessos de resíduos e líquidos do nosso organismo e estimular a circulação. Com isso, ao fazer uma sessão de drenagem linfática você vai perceber que a sua barriga irá desinchar e certamente a primeira coisa que você fará ao se levantar da maca é ir ao banheiro para fazer xixi. Isso mesmo, fazer xixi, e não se assuste se ele vai sair com uma cor mais escura, pois é sinal que o seu organismo está liberando líquidos e toxinas que estavam em excesso no seu corpo.

 

Outros benefícios da drenagem linfática são: ajuda a reduzir a celulite (mas é claro, só a massagem não fará milagre, portanto, você tem que reduzir o consumo de refrigerante, fritura e doces), melhora o aspecto da sua pele – ou seja, a sua pele fica mais viçosa, reduz as cólicas menstruais, reduz estresse e tensões, melhora o sistema imunológico, reduz a gordura localizada entre outras coisas. Mas fique atenta, pois a drenagem linfática não emagrece, portanto, em relação à estética ela ajuda a melhorar o aspecto da celulite e reduz a gordura localizada, com isso, não fique com a expectativa de que a massagem irá ajudar você a perder peso. Além disso, é aconselhável fazer a drenagem pós-cirúrgica (lipoaspiração e plástica), pois ela ajuda no pós-operatório. Também é muito recomendo as gestantes, pois ajuda a relaxar e aliviar inchaços típicos da gravidez.

 

Mas não esqueça, a melhor drenagem linfática é a manual, ou seja, as massagens feitas com aparelhos são um complemento da massagem manual. Além disso, é fundamental que a massoterapeuta possua experiência e o curso de massoterapia, mas o ideal é que a drenagem linfática seja feita por uma fisioterapeuta. Portanto, fique atenta na hora de escolher o profissional, pois isso faz toda a diferença no resultado.

 

Inicialmente para se obter melhores resultados , é indicado realizar no minimo 10 sessões no entanto isso depende de uma boa avaliação pois cada caso é um caso e cada organismo reage de maneira diferente .

 

Fonte: http://portalcantu.com.br/colunistas-do-portal-cantu-parana/item/3722-vamos-conhecer-todos-os-beneficios-da-drenagem-linfatica