Campanha da Fraternidade 2014

A sessão da Câmara Municipal de Barreiras nesta quarta-feira (12/03), revestiu-se de forte apelo humanitário, com a ocupação da Tribuna Popular pelo Bispo Diocesano de Barreiras Dom Josafá Menezes da Silva e pelo Diácono permanente Martin Mayer, que abordaram a temática da Campanha da Fraternidade 2014.

 

A campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Este ano com o tema: Fraternidade e Tráfico Humano e o lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou, com fundamento bíblico em Gálatas capítulo 5, versículo 1, a CF/2014, que tem por objetivo identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

 

Segundo Dom Josafá, a região oeste comporta muitos contrastes, a região que é seleiro de grandes negócios, tem uma forte produção de commodities e com potencial para futura produção de minérios, convive com núcleos do crime organizado, violência e focos de trabalho escravo, e isso precisa ser superado.

 

Para o Diácono Martin Mayer o tráfico humano é o terceiro crime mais lucrativo do mundo e a sociedade planetária precisa superar essa chaga, ele fez um forte apelo para que os órgãos e instituições que tem o poder dever de combater tão abominável crime não se omita na busca e punição dos culpados.

 

O vereador Gilson Rodrigues (PROS) solicitante da tribuna popular assim como os demais camaristas presentes foram unânimes em hipotecar apoio a Campanha da Fraternidade, segundo a vereadora Karlúcia Macedo (PMDB), esta é uma campanha que deve ser abraçada por todos pela nobreza de seus objetivos.

 

Em fala conclusiva, o presidente vereador Tito, pontuou, “agradecemos imensamente a Dom Josafá Menezes, por chamar a sociedade e as autoridades à responsabilidade de ser parte de tão significativa luta em nome da dignidade do ser humano, bem como pela presença constante e apoio aos trabalhos do Legislativo barreirense”.

http://www.camaradebarreiras.ba.gov.br/index2.php?id=ler_noticia&id_editoria=37&id_noticia=736