Chongqing Day em Salvador vai debater investimentos chineses na Bahia

Diretores e executivos de grupos empresariais chineses interessados em investir no Brasil, em especial na Bahia, estarão em Salvador no mês de dezembro deste ano, para participar do “Chongqing Day”, quando eles debaterão com autoridades baianas, produtores e convidados as possibilidades de investir no Estado, nas áreas de agroindústria, turismo e infraestrutura. A delegação chinesa fará também visitas às áreas produtivas, para conhecer in loco as potencialidades da agropecuária baiana. 

 

A realização desse evento de negócios, a pedido do governo chinês, foi confirmada na manhã desta quinta-feira (26), durante a realização do Seminário "Investiming in Brazil", parte da programação da primeira edição do “Brazilian Day” (um dia do Brasil na China), quando o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, apresentou as oportunidades de investimentos na Bahia. Essa reunião de trabalho contou com a presença do embaixador brasileiro na China, Valdemar Carneiro Leão, e do presidente do Chongqing Grain Group, Hu Junlie, dentre outros executivos de grupos chineses.

 

Para o secretário Eduardo Salles a realização do “Chongqing Day” será de grande importância para estreitar os laços entre Chongqing e a Bahia, que já são estados irmãos, e viabilizar novas parcerias. “Diante de tamanha conquista, já teria valido a pena essa nossa viagem de trabalho, mas temos a certeza de que atrairemos investimentos para a Bahia em novas agroindústrias, turismo e infra-estrutura”, avaliou. Ele acrescenta que “isso tudo é fruto da confiança criada entre a Bahia e a China, após sete missões comandadas pelo governador Jacques Wagner”. Salles lembrou ainda que a Bahia é o único estado brasileiro que possui atualmente um escritório de negócios na China, exemplo seguido por Minas Gerais, que agora também está instalando.

 

Nesta sexta-feira (27), o secretário Eduardo Salles e comitiva participam de reuniões de trabalho com gestores de três indústrias têxteis da China, visitando uma delas, com o objetivo de atrair investimentos para a implantação de indústrias desse segmento nas regiões produtoras de algodão da Bahia, além daquelas que já foram pactuadas com empresários de Portugal.

 

Participam da comitiva baiana o presidente da Câmara Portuguesa, Antônio Coradinho; o presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Busato; o vice-presidente da Aiba, Celestino Zanella; o diretor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa); Luis Carlos Bergamaschi; o prefeito de Luiz Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz; o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique Moreira; o assessor técnico de Barreiras, Mário Assunção; o presidente da Pinheiro Zuttion Agropecuária, Célio Zuttion; o presidente do Sindicato do Leite (Sindileite), Paulo Cintra, e o deputado federal João Leão.

 

Leão segue com a comitiva a convite do grupo Chongqing Dragonfly, Oil, que já está construindo em Barreiras a indústria Universo Verde, para esmagar soja, com o objetivo de debater com o parlamentar investimento em infraestrutura, em especial na Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol).

 

Fonte: Ascom Seagri

http://www.aiba.org.br/noticia/4337/chongqing-day-em-salvador-vai-debater-investimentos-chineses-na-bahia/