Codevasf doa mais de mil matrizes e reprodutores de tilápias para Bahia Pesca

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Bahia Pesca, empresa do governo estadual baiano que busca desenvolver as atividades de aquicultura no estado, tem possibilitado ações conjuntas que buscam o desenvolvimento da produção aquícola e a conservação dos recursos pesqueiros nos municípios de atuação das duas instituições. 

 

Com base nesse acordo, a Codevasf, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º CIX), que é ligado à 2ª Superintendência Regional, doou à Bahia Pesca, que é ligada à Seagri (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura), cerca de 1.200 matrizes e reprodutores de tilápia da linhagem Gift.

 

Essa linhagem de tilápia foi desenvolvida na Malásia e trazida ao Brasil para a Universidade Estadual de Maringá (PR), referência nos estudos relacionados à aquicultura. A iniciativa foi do governo federal, por meio de Ministério da Pesca e Aquicultura (chamado à época de Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca).

 

A Codevasf trouxe espécimes da Universidade para os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura e vem realizando trabalhos de reprodução e produção. A tilápia Gift apresenta alta rentabilidade para os produtores em razão do percentual de filé obtido em cada unidade. A Bahia Pesca utiliza essas matrizes e reprodutores para produzir alevinos para projetos que desenvolve com associações comunitárias na área de atuação da Codevasf.

 

“A partir de ações de transferência como essa, em parceria com a Bahia Pesca, a Codevasf visa elevar a qualidade dos alevinos ofertados aos tilapicultores baianos. Outras ações entre as empresas também vêm sendo realizadas, como é o caso da estruturação da aquicultura na região oeste da Bahia”, comenta Charles Fabian, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique.

Fonte: http://www.codevasf.gov.br/noticias/2013/codevasf-doa-mais-de-mil-matrizes-e-reprodutores-de-tilapias-para-orgao-que-busca-desenvolver-atividades-de-aquicultura-na-bahia