Codevasf lança dez mil alevinos em Iguatama (MG)

Dez mil alevinos da espécie nativa curimatã-pacu serão soltos no rio São Francisco, num trecho a cerca de 120 quilômetros da nascente, nesta quarta-feira (13) em Iguatama (MG). O peixamento é fruto de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Os alevinos – com comprimento de aproximadamente 15 centímetros e peso de 35 gramas cada – foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias da Codevasf.

 

A ação faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, executado pela Codevasf, e tem como objetivo a recomposição da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos. Além da revitalização desses ambientes, o peixamento busca a sustentabilidade da atividade pesqueira com o aumento da abundância de peixes e a diminuição dos efeitos dos impactos ambientais sobre grande parte das espécies de peixes migradores.

 

“Os peixamentos também são uma importante forma de divulgar conceitos de educação ambiental com foco na interdependência entre conservação da biodiversidade, qualidade de vida e economia local. Outro benefício é a fixação da população local devido a manutenção dos recursos pesqueiros e da segurança alimentar gerada pelo aumento dos estoques pesqueiros no rio”, explica o biólogo e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias da Codevasf, Edson Sampaio.

 

Além da Codevasf e da Cemig, participam do evento a Prefeitura Municipal de Iguatama (MG), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas, a Colônia de Pescadores de Formiga – Z06, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco 1, a Faculdade de Biologia e Meio Ambiente de Iguatama e escolas públicas da localidade.

http://www.codevasf.gov.br/noticias/2013/codevasf-lanca-dez-mil-alevinos-em-iguatama-mg