15/09/2016 - Comissão julgadora do Prêmio Arlindo Fragoso seleciona 11 projetos 25 trabalhos de várias regiões da Bahia foram inscritos

A Comissão julgadora do Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação definiu os 11 projetos que passarão para a próxima etapa do concurso. Os selecionados participarão das oficinas “Transforme sua Ideia em Modelo de Negócio” e “Plano de Negócios – Começar Bem”, ministradas pelo Sebrae e “Propriedade Industrial”, pela Village Marcas e Patentes. Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Instituto Politécnico da Bahia (IPB), Sebrae, Jornal Correio e Senai/Cimatec, participaram da reunião, realizada na manhã desta terça-feira (13).

 

Foram analisados pela comissão julgadora o cumprimento das normas preestabelecidas no edital do prêmio, assim como o ineditismo das ideias e a conformidade das propostas com os eixos temáticos: energia, petróleo e gás, saneamento básico, construção civil, segurança pública, mobilidade urbana, produção agrícola e produto mineral. Ideias ­ foram as selecionadas nesta edição.

 

Para o jornalista e colunista na área de tecnologia, Hugo Brito, iniciativas como esta incentivam o estudante a utilizar os conhecimentos adquiridos em favor da sociedade: “Os universitários são formados para pensar apenas acadêmico, prêmios como este os estimula a ir além da teoria”, enfatizou.

 

A próxima etapa do prêmio terá início a partir da próxima segunda-feira (19/09), nas dependências do Crea-BA. De acordo com Eduardo Garrido, da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, o prêmio ajuda a instituição a cumprir o seu objetivo, que é fomentar o acesso à inovação tecnológica no estado, consequentemente, ajudar na transformação dessas ideias em negócios.

 

Entre os dias 7 e 9 de novembro está prevista a etapa final do concurso, quando os grupos apresentarão seus projetos finais para uma banca de jurados. A cerimônia de premiação deverá ocorrer no dia 24 de novembro.

 

O Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação – estimula a geração de conhecimento e a cultura empreendedora, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa focados na busca por soluções sustentáveis para diversas áreas. Nesta edição foram inscritos 25 trabalhos de estudantes de várias regiões da Bahia.

 

 

INSTITUIÇÃO

EIXO

PROJETO

UFBA

Produção Agrícola

Borratrativo

UNIJORGE / UCSAL

Construção Civil

Construcode

IFBA

(Salvador)

Petróleo e Gás

Estudo de resíduos agrícolas para remoção de óleo em áreas ambientais

UFBA

Energia

Gerador de energia através da corrente de água em tubulações

SENAI / CIMATEC

Saneamento Básico / Construção Civil

Hidrotanque de acionamento dinâmico

IFBA

(Paulo Afonso)

Energia

Melhoramento de eficiência de painéis solares a partir de um sistema automatizado higienização

UFRB

(Cruz das Almas)

Produção Agrícola

Nova Tecnologia para o controle de formigas cortadeiras

UFBA

Produção Agrícola

Pomar - Soluções em produtos orgânicos

SENAI / CIMATEC

Energia/ Saneamento Básico/ Produção Agrícola

Projeto Zênite

UESB

(Vitória da Conquista)

Produção Agrícola

Pulverização de produtos químicos e biológicos em copas de árvores de grande porte através de veículo PET aéreo não tripulado produção agrícola

UNIJORGE

Construção Civil

Telha verde

 

Gênesis Freitas,

Estagiário Ascom

Fonte: CREA Bahia