CONCURSO CULTURAL BRILHOS DE NATAL

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARREIRAS

Av. ACM, 898 – Centro

Barreiras - BA

 

CONCURSO CULTURAL BRILHOS DE NATAL

 

MONTAGEM DE PRESÉPIO E DECORAÇÃO DE FACHADA DE COMÉRCIO E RESIDÊNCIAS

 

REGULAMENTO

 

 

I.       CONTEXTO HISTÓRICO

 

Ao lado do pinheirinho e dos presentes, o presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.

 

Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do séc. III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foi criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.

 

No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a ideia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.

 

De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.

 

Atualmente, tradições natalinas antigas como a árvore de natal, o Papai Noel, a ceia de natal, o presépio e as músicas natalinas dão forma à celebração do Natal ao redor do mundo.

 

Foi por inspiração dos pagãos que os missionários cristãos adotaram o pinheiro como árvore oficial do natal, por possuir uma copa com dimensões piramidais e por serem as únicas folhagens que conseguiam resistir ao rigor do inverno. Inspirados nas antigas fogueiras nórdicas, passaram a iluminá-las com velas, fato que deu origem a atual árvore de natal iluminada. Além da iluminação da arvore de natal, algumas cidades brasileiras como recife e Olinda, passaram a desenvolver a tradição de acenderem luzes coloridas nas janelas e varandas das casas, no momento em que os sinos da igreja começassem a tocar. Essa tradição foi se espalhando por outras cidades, dando origem a iluminação especial que se processa hoje na maioria das cidades, as vésperas das celebrações natalinas.

 

 

 

As figuras do presépio

 

Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.

Virgem Maria: É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.

São José: É o pai adotivo do Menino Jesus; foi um homem judeu, conhecido como carpinteiro de profissão.

Gruta ou Curral: É o local simbolizado pelo presépio. O curral era onde se guardava o gado. Por isso, no presépio, o Menino Jesus fica sobre palhas, numa manjedoura.

Manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu. É como se fosse o berço de Jesus.

Um burro e um boi: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. "Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim no meio dos animais".

Anjos: Os anjos anunciam aos pastores a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador.

Pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe a todos sem se importar com sua condição social.

Estrela de Belém: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore de Natal. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.

Três Reis Magos: Os três Reis Magos - Gaspar, Baltasar e Belchior - eram considerados sábios. Eles foram ao local onde Jesus nasceu. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do Menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O padre explica que o ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.

 

II.      OBJETIVOS:

 

A CDL de Barreiras instituiu no ano de 2007 o Concurso Cultural Brilhos de Natal, que visa montagem de Presépios e Decoração das Fachadas das Lojas, e Residências.

O Objetivo é difundir o clima de Natal por toda a cidade envolvendo a sociedade e artistas locais com a finalidade de integrar e dar visibilidade ao talento e trabalho dos mesmos, no intuito de resgatar e incentivar a celebração deste evento milenar da Igreja Cristã.

 

III.     QUEM PARTICIPA:

 

Poderão inscrever-se pessoas Físicas ou Jurídicas estabelecidas na cidade de Barreiras - BA.

 

IV.     INSCRIÇÕES:

 

Local das Inscrições – CDL Barreiras - localizada na Av. Antônio Carlos Magalhães, n° 898.

Data - Serão aceitas inscrições realizadas entre no período de 18 a 29 de novembro de 2013.

Horário - Segunda a Sexta-Feira das 08h às 12h e das 14h às 18h.

 

Para inscrição o participante desse concurso deverá apresentar os seguintes documentos:

Pessoa Física deverá apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de residência; Pessoa Jurídica Cópia do Cartão do CNPJ.

Qualquer participante está sujeito às disposições do presente regulamento.

No ato da inscrição o participante deverá escolher uma Entidade Filantrópica para ser premiada pela Prefeitura Municipal de Barreiras.

 

V.      MONTAGEM:

 

A montagem dos Presépios (popularmente chamado ‘Lapinha’) será de 02 a 06 de dezembro 2013, no Parque de Exposição - Barreiras-BA.

 

VI.     AVALIAÇÃO DOS PRESÉPIOS (LAPINHAS)

 

Avaliação dos Presépios (Lapinhas) ficará a cargo de uma comissão julgadora especialmente formada para essa finalidade, composta de pessoas indicadas pela CDL Barreiras, CAIXA e TV OESTE. A comissão julgadora se deslocará até o local onde serão montados os Presépios a partir do dia 16 até o dia 20 de dezembro 2013, o processo de julgamento será registrado em fotos e imagens.

Critérios de avaliação: Criatividade, Originalidade, Adequação ao tema de natal e Apresentação/histórico.

Conceitos na avaliação: 05 a 10 pontos.

No local será considerado também, o voto popular, caberá a cada visitante o direito de (01) um voto uma única vez, devendo conter a assinatura e o número do RG do votante na cédula de votação que estará disponível no local.

Os três Presépios mais votados será o ganhador do CONCURSO CULTURAL BRILHOS DE NATAL.

As decisões da Comissão julgadora serão soberanas, não cabendo a estas qualquer oposição, ou espécie de recurso ou contestação.

 

VII.    ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

 

A exposição será aberta à visitação pública no período de 07/12/2013 a 06 de janeiro de 2014.

 

VIII.   PREMIAÇÃO DE INCENTIVO:

 

Os participantes com a votação mais expressiva receberão prêmios de incentivo por participarem do evento. Os prêmios serão doados pelo organizador do concurso em parceria com o comércio local.

As premiações que serão distribuídas da seguinte forma:

 

Ganhadores do Presépio

1º lugar: 01 (uma) TV 32”

2º lugar: 01 (um) Tablet

3º lugar: 01 (um) Tablet

 

Decoração das Lojas

Uma moto HONDA CG 125 FAN

 

Decoração das Casas:

Uma viagem com acompanhante. (um fim de semana em Lençóis na Pousada Canto das Águas – 1º Hotel sustentável do Brasil, um carro locado para viagem)

 

 

IX.     DIVULGAÇÃO DO EVENTO E GANHADORES:

 

A divulgação do Evento será feito através de carro Som, Panfletos, Cartazes, Informativo CDL e Outdoor.

A divulgação dos ganhadores será no dia 10 de janeiro de 2014, na Praça Landulfo Alves a partir de 20:00h.

 

X.      ENTREGA DOS PRÊMIOS:

 

A entrega dos prêmios será realizada no dia 10 de janeiro de 2014, na Praça Landulfo Alves, a partir de 20:00h.

O ganhador (a) da viagem terá direito de levar um (a) acompanhante.

 

XI.     CASOS OMISSOS:

Os casos omissos e as dúvidas de interpretação serão julgados soberanamente pela Diretoria da CDL de Barreiras, CAIXA e TV OESTE.

http://www.cdlbarreiras.com.br/noticia/380/regulamento-concurso-cultural-brilhos-de-natal/