Veja 5 dicas para se preparar para as provas de concursos públicos

Como organizar os estudos?

O candidato pode usar fichas-resumos de forma bem visual, com quadros, esquemas e tópicos em poucas palavras. "Usamos chaves e setas para ajudar no entendimento. Então, acho difícil gravá-las em áudio e ter informações claras, já que não são resumos", alerta. Para aproveitar o recurso, a especialista sugere que o candidato leve as fichas-resumo para todos os lugares, para consultá-las durante os trajetos ou quando tiver uma pausa.

 

 

Como fazer a revisão dos estudos?

Um aspecto essencial é a elaboração de um bom material para futuras revisões e é aí que muito candidato se atrapalha porque acha que vai gastar tempo preparando esse material e prefere avançar mais rapidamente no estudo da teoria. Cada pessoa tem um estilo e gosta de preparar esse material de uma forma", lembra Lia. Ela sugere a preparação de fichas-resumo, com os tópicos mais importantes em quadros e esquemas. "Não é uma coisa muito completa, serve mais para lembrar os pontos da teoria para uma revisão rápida."

5 dicas para se preparar para as provas de concursos públicos

Como dividir o tempo de estudo?

A especialista lembra que é importante fazer uma pequena pausa, de cerca de 15 minutos, a cada 1 hora e meia ou 2 horas. Uma pausa maior, de 1 hora e meia ou 2 horas, deve ser realizada entre os turnos da manhã e tarde, e tarde e noite. Para quem está só estudando, Lia indica a seguinte programação: das 9h ao meio dia, das 14h às 17h da tarde e das 19h às 22h da noite, sempre com o intervalo de 15 minutos no meio de cada período. "É uma programação equilibrada, que inclui 9 horas de estudo por dia, mas dá para levar durante muito tempo", completa.

 

Como chegar bem de saúde para a prova?

Lia ressalta que o concurso é parecido com uma maratona, já que os dois requerem equilíbro e resistência, não têm resultado imediato e exigem esforço continuado. "É possível fazer uma analogia entre a preparação de um atleta e de um candidato", diz. Cuidar da alimentação, hidratação e do sono pode fazer muita diferença na hora da prova.

 

Como evitar a frustração?

A recomendação da colunista é que a preparação seja feita para uma área e não somente para um concurso. Assim, é possível aproveitar várias oportunidades e fica mais fácil enfrentar algum problema, já que sempre haverá uma nova seleção. "Nada de desistir, porque aí sim o prejuízo seria enorme. Mesmo que você pense que perdeu o “concurso da sua vida”, haverá outros. Mas, se parasse de estudar, estaria abrindo mão do projeto de mudar a sua vida. E isso seria realmente muito grave", completa Lia.

 

*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/08/veja-5-dicas-para-se-preparar-para-provas-de-concursos-publicos.html