Conferência Estadual de Educação

Secretários de educação de municípios da região oeste da Bahia participam desde ontem, 09, até amanhã, 11, da Conferência Estadual de Educação (Coeed), no Centro de Convenções da Costa do Sauípe, município de Mata de São João. Além dos secretários, 52 delegados eleitos na Conferência Intermunicipal – realizada em junho, em Barreiras – estão no evento. O tema central é ‘Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração’.

Articulada pelo Fórum Estadual de Educação, sediado na Secretaria da Educação, a conferência reunirá aproximadamente 1.600 pessoas, entre delegados eleitos pelos municípios e territórios de identidade, delegados indicados pelos sistemas de educação, observadores e convidados. O conteúdo discutido no evento estadual será levado para a Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2014.

De acordo com o secretário de educação de Barreiras, Cosme de Carvalho, a conferência será um  espaço de importantes discussões pela melhoria da educação baiana. “Vamos nos juntar às demais delegações para discutir os problemas e as propostas por uma política educacional plena e democrática”.

 

Programação

 

09/10 – quarta-feira

19h30 – Abertura solene na Arena Sauípe

20h40 – Palestra – ‘A Conae e a qualidade da educação no Brasil’ – Paulo Egon Wiederkehr – Ministério da Educação (MEC)/Fórum Nacional de Educação (FNE)

 

10/10 – quinta-feira

8 às 11h30 – Colóquios

14 às 19h – Plenárias dos eixos temáticos

 

11/10 – sexta-feira

8 às 10h – Plenárias de segmentos e setores

10h20 às 12h20 – Plenária de homologação das emendas e moções

14 às 15h – Plenária de homologação dos delegados

15 às 16h – Plenária de encerramento