Conferência Livre de Meio Ambiente do Oeste da Bahia

Será realizada em Barreiras nos dias 04 e 05 de setembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, a Conferência Livre do Meio Ambiente do Oeste da Bahia com o tema: “Vamos Cuidar do Brasil” Não faça de seu resíduo um lixo.

 

A Conferência Livre convocada pelo Decreto Municipal de Barreiras nº 544/2013, de 08 de agosto de 2013 é uma iniciativa do Poder Público Municipal que integrará por adesão cidades da região Oeste como:  Angical, Baianópolis, Correntina, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Luis Eduardo Magalhães, visando identificar medidas que ajudem na implementação da gestão compartilhada de resíduos sólidos, tomando por base os objetivos da lei: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

 

Durante a Conferência Livre de Meio Ambiente que contará com a participação dos setores social, empresarial e poder público do Oeste da Bahia serão trabalhados quatro eixos, sendo eles: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental.

 

De acordo com o secretário de meio ambiente e sustentabilidade do município de Barreiras, Nailton Almeida, a Conferência Livre do Meio Ambiente do Oeste da Bahia é um fórum que promove a discussão sobre a construção de uma sociedade sustentável. “Nesta Conferência, vamos discutir o tema: “Vamos cuidar do Brasil: Não faça do seu Resíduo um Lixo” esta temática será debatida entre os representantes dos municípios participantes e será uma oportunidade para mobilização e debate democrático entre sociedade e governo. Durante dois dias serão elaboradas discutidas as sugestões para o aprimoramento da Política Ambiental nos munícipios e as propostas para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na região”, destacou o secretário.

 

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA LIVRE DE MEIO AMBIENTE DO OESTE DA BAHIA – CLMAOB

 

Dia 04/09 – INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO – IFBA

 

08:00 – 09:00 – Recepção dos Participantes: Café da manhã e Credenciamento – cada participante se cadastra, recebe material e indica o eixo temático de sua 1ª e 2ª preferência, para o caso de já haver lotação da primeira preferência; 09:00 – Abertura da Conferência: saudações oficiais e explanação da programação geral;

 

10:00 – 12:00 – Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno da Conferência;

 

12:00 – 14:00– Almoço

 

14:00 – 16:30 – PALESTRAS

 

16:30 – 17:30 – Formação dos grupos de trabalho em eixos temáticos: deverá ser formado, no mínimo, 01 grupo de trabalho por eixo temático.

 

17:30 – Encerramento do 1º dia de trabalho

 

Dia 05/09 – Escola Municipal Folk Rocha

 

08:00 – 12:00 – Grupos de Trabalho em eixos temáticos: após a leitura do texto-orientador sobre o eixo temático específico e exposição do tema pelo facilitador, deve-se priorizar 10 propostas para que destas sejam eleitas 05 na votação da Plenária Final.

 

12:00 – 14:00– Almoço

 

INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO – IFBA

 

14:00 – 17:00 – Apresentação, discussão e votação das propostas dos Grupos de Trabalho.

 

17:30 – Momento final de agradecimentos e encerramento.

 

http://barreiras.ba.gov.br/noticias/barreiras-sedia-conferencia-livre-de-meio-ambiente-do-oeste-da-bahia/