Conferência Municipal de Educação

 

A Secretaria Municipal de Educação de Barreiras realiza nesta quinta-feira, 09, e sexta-feira, 10, no auditório da UFBA (antigo Padre Vieira), a Conferência Municipal de Educação como parte da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014. O tema abordado será “O Plano Municipal da Educação – PME – na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.

O evento é destinado a profissionais da educação, Conselho Tutelar, CMDCA, Conselho de Educação, Promotoria Pública, representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Ação Social, Saúde, sindicatos, Direc, universidades, escolas da rede pública e privada,  acadêmicos e sociedade civil organizada. Durante os dias de debate os participantes  irão discutir e formalizar um documento com as diretrizes para universalização do direito ao conhecimento e o acesso a uma educação de qualidade, tornando as pessoas capazes de pensar, fazer e mudar sua realidade.

“Nossa cidade esta vivendo um novo momento na educação, o projeto “Escola da Gente”, que tem como objetivo transformar crianças e jovens em cidadãos conscientes e preparados para as diversidades da vida”, explica o secretário de Educação Cosme Wilson, que complementa: “agora, a escola é um espaço de discussão e convivência entre alunos, professores e pais. Para que esse projeto cresça e se torne mais consolidado, precisamos de um Plano Municipal de Educação que fortaleça as ações pedagógicas. Por isso, essa conferência se torna primordial para a educação municipal”, finaliza.

 

 

 

Programação Conferência Municipal de Educação

 

Quinta-feira – 09.05 – NOTURNO

 

19h: Abertura- Credenciamento/Momento Cultura

19h30min: Abertura Oficial. Prefeito Antonio Henrique de Souza Moreira, Vice-prefeito Carlos Augusto Barbosa Nogueira (PAÊ) e Secretário Municipal de Educação Cosme Wilson Ferreira de Carvalho

20h: Palestra. Tema Central: O PME na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração

21h: Socializaçãoe aprovação do Regimento da Conferência

 

 

Sexta-feira – 10 de maio – DIURNO

 

08:00h- Colóquios

Colóquio I: EIXO I- O PME e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação

Colóquio II: EIXO II- Direitos Humanos e Educação: Justiça Social, Inclusão, diversidade e cultura da paz.

Colóquio III: EIXO III- Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciências, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente.

Colóquio IV: EIXO IV – Qualidade da Educação e Avaliação: Democratização do Acesso e Condições de Permanências.

Colóquio V: Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social.

Colóquio VI: EIXO VI- Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Renumeração, Carreira e Condições de Trabalho .

Colóquio VII: EIXO VII- Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.

09h40: – Intervalo

10h15min–Organização das propostas por Colóquios

12h: Encerramento do 1º Momento

14h: Plenária dos Eixos, com a socialização das propostas para aprovação

15h20: Plenária final

15h30: Intervalo

15h50: Encolha dos delegados

17h: Encerramento

Informações: Secretaria Municipal de Educação 77.3614-7253

 

Fonte: http://barreiras.ba.gov.br/sem-categoria/conferncia-municipal-de-educao-de-barreiras-ser-aberta-quinta-feira-09/