De olho no ENEM

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento e aproximar as avaliações externas aos estudantes das escolas estaduais, o Instituto Anísio Teixeira - IAT, através dos Programas Ciência na Escola, Ensino Médio EM-Ação e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica – EMITEC, lançam através de videoconferência, o Projeto “De olho no ENEM”, que acontece dia 03 de outubro de 2013, das 08h30 às 18h30 no IAT.

 

“Foram preparados aulões com os temas indicados pela matriz de referência do ENEM, acolhendo os estudantes de forma descontraída, dando-lhes a oportunidade de sanar dificuldades conceituais e trocar conhecimentos com seus colegas e professores”, disse a coordenadora do programa Ciência na Escola, Shirley Costa.

 

Os Programas estruturantes realizam uma parceria no intuito de apresentar as ferramentas que dispoe para toda a Rede, mostrando assim aos estudantes novas possibilidades de estudo, tais como: Plataforma Geekie, Professor WEB, Conteúdos Digitais Educacionais, Rede Anísio Teixeira entre outros.

 

Plataforma Geekiee- É uma plataforma adaptativa, todo e qualquer aluno pode fazer o cadastro e realizar o simulado, e, a partir daí, é determinado os pontos fracos e fortes do aluno.  A partir do resultado da avaliação realizada, é feito um mapa de estudos do aluno onde o próprio sistema vai disponibilizar conteúdos (vídeos, textos, aulas) para que o mesmo possa estudar mais sobre a matéria qual adquiriu a pontuação menor, podendo realizar novos simulados na plataforma, testando assim o seu aprendizado.

 

“Convidamos aos estudantes de toda a Bahia para participarem do movimento em prol do conhecimento e abrindo espaço para que cada escola da rede estadual de ensino continue o Projeto, a partir da proposta lançada pelos articuladores regionais dos Programas que estarão na condução do primeiro aulão do Projeto De olho no ENEM”, ressalta Shirley.

 

O projeto é estendido também, às demais avaliações externas, a fim de contribuir para o preparo dos estudantes que se submeterão aos referidos exames. O evento terá uma abordagem dinâmica e interdisciplinar, para que os estudantes do Ensino Médio tenham um aporte de estudo e orientação para a realização dos exames externos a que se submeterão.

 

“A ideia e que essa videoconferência seja apresentada para estudantes de toda a Bahia, para tanto, vamos dispor também de um link, para que os alunos possam acompanhar via Youtube (Hangout)”, explica o articulador do Programa Ciência na Escola, Carlos França.

 

Os alunos que estiverem fora das salas de videoconferência, podem acompanhar o projeto através do link disponível na pagina do IAT.