Inscrições para o Concurso de Marchinhas encerram amanhã

As inscrições para o I Concurso Baiano de Marchinhas - Prêmio Moraes Moreira foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro. Promovido pelo bloco Os Mascarados, o concurso tem o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e é aberto à participação de estudantes, professores e comunidade escolar. Os interessados devem se inscrever no site do iBahia.

 

As dez marchinhas selecionadas pela equipe de curadores e classificadas para a final serão divulgadas no dia 6/02, durante o Baile dos Mascarados, no Pelourinho. No dia 13/02, quando acontece outra edição do baile, no Fantoches da Euterpe (Largo 2 de Julho), serão executadas as marchinhas classificadas e a comissão julgadora irá escolher as vencedoras em 1º, 2º e 3º lugar, na categoria livre e 1º lugar, na categoria estudantil.

 

Também chamada de Marcha de Carnaval, a marchinha é um gênero de música popular predominante no Carnaval brasileiro das décadas de 1920 a de 1960. A primeira marcha registrada foi a composição de Chiquinha Gonzaga, em 1899, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

 

A Secretaria da Educação vem realizando, nos últimos anos, projetos especiais que apoiam a arte e a cultura nas escolas. O Festival Anual da Canção Estudantil (Face), que já aconteceu em seis edições, é um dos eventos mais concorridos. Dentro da proposta de valorização da atividade artística dos estudantes da rede estadual de ensino, a Secretaria realiza, também, todos os anos, os projetos Artes Visuais Estudantis (AVE); Tempos de Arte Literária (TAL) e o Produções Visuais Estudantis (Prove).

Fonte: