Moradores do povoado do Mucambo recebem orientação sobre qualidade da água

Novos usuários da água fornecida pela Embasa, os moradores do povoado do Mucambo, em Barreiras, se reuniram, na última terça-feira (5), com os técnicos da empresa para esclarecer dúvidas relacionadas à qualidade da água. Durante o encontro, os profissionais atestaram a importância do tratamento e das análises que comprovam a qualidade da água que vem sendo distribuída no povoado desde julho deste ano. Por meio do programa Água para Todos, o governo do estado investiu R$ 986,7 mil para levar água tratada e canalizada para cerca de 2 mil pessoas dos povoados Mucambo, Serra Talhada e Prata, localizados na zona rural de Barreiras.

 

A população ficou mais aliviada ao ouvir a explicação da supervisora de tratamento, Betânia Percussor, principalmente sobre o cloro, responsável por eliminar bactérias da água. “A população fica preocupada com a coloração branca da água que sai quando se abre a torneira. Isto nada mais é do que o oxigênio que se degrada em uma reação química por causa da pressão da água. Depois de alguns segundos, a água volta a ficar incolor”, explica.

 

A técnica também explica que a Embasa cumpre, em todos os sistemas de água sob sua responsabilidade, a portaria do Ministério da Saúde que define os critérios de potabilidade da água distribuída. A moradora Eliane Araújo está satisfeita com o trabalho desenvolvido pela Embasa e acredita ser importante esta explicação para a população. “Gostei da reunião, porque muitos falam sem conhecimento. Estou satisfeita e confio na qualidade da água distribuída pela Embasa”, afirma.

 

A assistente social, Geisa Mendes, acredita que a reunião é um espaço importante para buscar o diálogo para resolver os conflitos entre a Embasa e a população. “Ao contar com água de qualidade, a partir de agora, os moradores vão precisar utilizá-la com responsabilidade, usando somente o necessário e com a preocupação constante com as instalações hidráulicas do imóvel”, avisa.

http://www.embasa.ba.gov.br/content/moradores-do-povoado-do-mucambo-recebem-orienta%C3%A7%C3%A3o-sobre-qualidade-da-%C3%A1gua