MUNICÍPIO DE JAGUARARI TERÁ PRIMEIRA BRIGADA DE INCÊNDIO

A Defesa Civil do Estado da Bahia, em parceria com o município de Jaguarari, promove, de 18 a 23 de novembro, o primeiro curso de capacitação de brigada de incêndio florestal e urbano e primeiros socorros. O curso será ministrado pelo capitão do Corpo de Bombeiros da Bahia, Edson Dias Carregosa Filho, e pelo soldado BM Jorge Antônio da Conceição, para 50 participantes e terá carga horária de 50 horas.

 

O objetivo é dotar o município de uma Brigada capacitada e equipada para realizar ações de prevenção e combate a incêndios florestais e urbanos e atuar em primeiros socorros em caso de ocorrências adversas. Com isso, será possível reduzir danos ambientais, materiais e humanos.

 

A futura Brigada será coordenada pela Defesa Civil Municipal e composta por voluntários do setor público e da sociedade civil. A ideia é que ela possa se articular com outras organizações públicas e privadas, a exemplo do Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros.

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, este curso será uma experiência piloto, que deverá ser aplicada em outros municípios. Ele ressalta também a importância dos participantes multiplicarem esse conhecimento através de palestras nas escolas, organizações públicas e privadas, pois, quanto mais pessoas conscientes, maior será o cuidado com o meio ambiente e com a segurança global da população.

 

Para o prefeito Antônio Nascimento, a escolha de Jaguarari para sediar uma capacitação de tamanha importância, responsabilidade e significado para segurança e a ordem públicas, é uma honra, pois, a partir desse evento, outras brigadas municipais poderão ser instituídas pela Defesa Civil da Bahia. –“Participar desse processo, mais do que privilégio, é colaboração para promoção de políticas de alta relevância pública”- conclui o prefeito.

 

Após a capacitação da Brigada, será estabelecida uma cooperação técnica entre o Estado e o Município, visando a sustentabilidade da Brigada, onde o Estado da Bahia, através da Defesa Civil, se compromete a realizar o treinamento, reciclagem e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) e materiais para o desenvolvimento das atividades das brigadas e, por sua vez, o município se compromete a manter o funcionamento da Brigada em espaço físico próprio para manutenção e guarda dos materiais.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/11/15/municipio-de-jaguarari-tera-sua-primeira-brigada-de-incendio