Barreiras Notícias

 

Confira as últimas notícias da cidade de Barreiras na Bahia.

Secretaria de Agricultura abre inscrições para interessados em participar na 4ª Edição Feirinha Zé Buriti, no bairro São Pedro

Moradores do Bairro São Pedro e outros bairros próximos que trabalham com artesanato, culinária e outros produtos, terão a oportunidade de expor e comercializar os itens durante a 4ª edição da Feirinha Zé Buriti que será realizada no próximo dia 09 no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, das 18h às 22h. Agricultores do Vale também podem participar do evento que abre as inscrições para os expositores interessados a partir desta quinta-feira (2).

Para se inscrever é necessário comparecer ao estande montado no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, em frente à Secretaria de Agricultura e Tecnologia, em horário comercial levando documentos pessoais e comprovante de residência. As inscrições são gratuitas e serão realizadas pelas equipes da secretaria em horário comercial nos dias 2, 3, 6 e 7 deste mês. O número de vagas é limitado.

A Feirinha itinerante Zé Buriti integra o Projeto Vale Produtivo e nasceu em 2019 com a proposta de fortalecer a agricultura familiar e incentivar os pequenos negócios. Foi realizada durante três edições, nos bairros Novo Horizonte, Vila Dulce e Morada Nobre. Em 2020, a programação foi suspensa durante a pandemia da Covid-19, agora a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, retoma o projeto.

“A Feira Zé Buriti é uma vitrine estratégica para que produtores do Vale e moradores dos bairros em que o evento é realizado, possam divulgar e comercializar os produtos. Estamos otimistas com a retomada das atividades, porém, vale destacar que todos os cuidados devem ser obedecidos tanto pelos frequentadores, quanto pelos expositores, com o uso de máscaras, higienização das mãos e sem aglomerações”, explica a subsecretária Manuela Maia.

Dircom/PMB – 01.12.2021

Secretário de Indústria e Comércio e Turismo faz visitas a estabelecimentos comerciais de Barreiras em dia de Black Friday

Na última sexta-feira, 26, comerciantes de Barreiras aproveitaram o aquecimento proporcionado pela tradicional “Black Friday”, para aumentar as vendas no comércio, e consequentemente, consumidores que planejaram comprar na data, não perderam tempo.

Diante desse cenário, o secretário Roberto Carvalho realizou durante todo o dia, visitas a lojas e gerentes do comércio local para acompanhar de perto a movimentação e as expectativas de vendas para este ano.

“Ficamos felizes em ver as ruas movimentadas, o comércio aquecido e principalmente, as pessoas comprando. Passamos por momentos delicados na economia, devido à pandemia da Covid-19, mas o comércio local, graças a Deus, está reagindo bem. Conversei com vários gerentes de estabelecimentos comerciais e pude perceber a alegria destes, que estão realizando boas vendas. Lembrando que essa data abre a temporada de vendas de final de ano”, disse o secretário Roberto de Carvalho destacando ainda, que Barreiras tem atraído cada vez mais investidores que depositam em Barreiras, a confiabilidade de expansão dos seus negócios nos setores da indústria, comércio e serviços.

 

Dircom/PMB 29.11.2021

Tags:
Secretaria de Agricultura e Tecnologia inicia plano de assistência técnica e extensão em comunidades rurais de Barreiras por meio do Projeto Vale Produtivo

Dando continuidade às ações do Projeto Vale Produtivo – maior programa de fomento à agricultura familiar da região Oeste da Bahia, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras deu início ao Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) referente ao ano agrícola 2021/2022. A iniciativa prevê viabilizar serviços, materiais e insumos de apoio ao homem do campo, com o preparo de solo e distribuição de calcário junto às propriedades rurais do município.

“A ação é realizada a partir de planejamento prévio e demanda levantada por associações de produtores rurais diante de ofício entregue na secretaria”, explica o secretário de Agricultura, José Marques. De acordo com ele, 12 frentes de trabalho estão responsáveis pelo preparo de solo em comunidades de Barreiras, divididas em sete eixos macro. “Nossa equipe técnica visita estes agricultores levando informações e orientações, em 2020, mais de 1.170 famílias que moram no campo foram contempladas com o Projeto Vale Produtivo, este ano, já ampliamos a ação”, lembra.

Os trabalhos se concentram no Eixo Rio Branco junto às comunidades de Melancia, Palmeira, Nova Vida, Pedra de Amolar, Mangabeira, Lamarão, Vau do Teiú, Brinquinho, Retiro, Cabeceira do Sucuriú, Marimba, São Vicente, Canto Grande e Chico Preto. Eixo Rio de Pedras no Assentamento Santa Rita 1, Assentamento Santa Rita 2, Melancia do Rio De Pedras, Cajuarana, Cachoeira do Rio de Ondas, Campo Erê, Rio de Pedras, Capão Redondo, Mata do Puba, Abacaxi, Vereda Seca, Limoeiro e Assentamento Rio de Ondas; E ainda no Eixo da BR 242 que compreende a Fazenda Água Vermelha, Sítio da Barriguda, Boa Vista, Sapé, Saco, Nanica, Beira Rio, Brejo Redondo, Vereda das Lajes, Km 30 e Km 32, e Acampamento Zequinha Barreto.

Assistência Técnica – Como forma de garantir uma assistência técnica individual e continuada aos agricultores do município, a equipe da Secretaria de Agricultura realiza atendimentos individuais junto às comunidades de Nanica, Assentamento Ilha da Liberdade, Km 30, Buqueirão do Justinho, Buqueirão do Rodrigues, Barrocão, Bezerro e Assentamento Santa Rita. Nestas localidades os profissionais repassam instruções sobre adubação e calagem, manejo de pragas e doenças, manejo sanitário e nutricional de rebanhos, entre outros.

“O serviço de assistência técnica sempre foi uma carência para o pequeno produtor. Estamos muito satisfeitos com essa visita dos técnicos da prefeitura em nossas propriedades, é a primeira vez que tenho orientação de um médico veterinário na minha propriedade” diz a presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Santa Rita II, Eleni Pereira.

 
Dircom/PMB – 22.11.2021

Banda Municipal 26 de Maio retoma Projeto Banda na Praça e leva cultura através da música para moradores do bairro Vila Brasil

Após um ano e sete meses, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Banda Municipal 26 de Maio, dentro do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte, retomou o Projeto Banda na Praça, que devido à pandemia da Covid-19, teve as atividades suspensas. A apresentação aconteceu na Praça Joaquim Neto, na Vila Brasil e o som da Banda Municipal 26 de Maio chamou atenção dos moradores e de pessoas que passavam próximo do local, pela harmonia, sintonia e execuções de músicas que marcaram épocas como Luz de Tieta, composição de Caetano Veloso e Pau de Arara, composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas.

O projeto iniciado em abril de 2018 leva musicalidade e manifestação cultural às praças da cidade e comunidades rurais. Os 40 integrantes da Banda 26 de Maio são regidos pelo Maestro Fábio Menezes, consagrando mais uma vez o sucesso do Projeto Banda na Praça.

“Nós da Banda 26 de Maio estamos muito felizes em retornar com as apresentações do projeto Banda na Praça, que é um espaço de socialização e entretenimento da comunidade. Com isso trazemos para esses moradores cultura e música de boa qualidade. Estamos em constante aprendizado e aperfeiçoamento das nossas apresentações, é uma satisfação muito grande quando vemos ao nosso redor uma população que vem prestigiar o nosso trabalho”, destacou o maestro.

 

Dircom/PMB 19.11.2021

Em Barreiras, profissionais do SAMU recebem capacitação sobre procedimentos em politrauma e manuseio de desfibrilador

Durante a manhã desta quarta-feira (17), enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram de uma capacitação sobre procedimentos em politraumas, bem como, a utilização do novo Desfibrilador Externo Automático (DEA), da unidade. A capacitação foi no Auditório João do Biriba, na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo e contou com a presença da coordenadora da Regional Oeste, Juana Jamile e da diretora médica, Milena Marques.

A capacitação aos 43 profissionais do SAMU Base Barreiras foi ministrada pelo enfermeiro José Henrique Ricardo, que explicou de forma didática, detalhes sobre o XABCDE. “Trata-se de uma memória que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define as prioridades na abordagem ao trauma. É considerado uma forma rápida e fácil de memorizar as ações que devem ser seguidas com o paciente em politrauma”, disse.

Segundo a coordenadora da Base Barreiras do SAMU 192, Samara Barbosa,”existe uma constante preocupação da equipe multiprofissional da unidade pela assistência que é prestada à população, com isso, é necessário a capacitação mensal trazendo atualizações para assistência com base nas vivências das ocorrências. O nosso objetivo sempre é melhorar a eficiência do serviço e garantir um bom atendimento ao paciente”, destacou Samara.


Dircom/PMB 18.11.2021

Tags:
Semana da Consciência Negra é marcada por momentos de integração e reflexão, em Barreiras

Com o tema “A desigualdade racial na realização pessoal, profissional e social”, a Semana da Consciência Negra 2021, aberta na terça-feira (16), em Barreiras, segue com uma programação focada no combate ao racismo e às desigualdades sociais. Nesta quarta-feira (17) na Biblioteca Municipal Folk Rocha, um diálogo com arte mediado pela professora e escritora Ananda Lima foi o espaço para discussões e reflexões acerca do tema proposto. O encontro contou com as presenças do estilista em moda afro Dalvan Felipe, Zeca Pereira e Pedro Vinícius.

Integraram a programação do dia a exposição de arte “Mulheres Negras Destemidas” da artista plástica barreirense Pedrita Galvão, com mostra de dez telas pintadas por ela e pelos seus alunos da Escola Dedos Mágicos. A exposição pode ser conferida até sábado (20), Dia Nacional da Consciência Negra. O lançamento do e-book “Maltas de Saia”, uma coletânea de histórias das mestras de capoeira da Bahia e que tem a participação da barreirense Mestra Esperança, Adriana da Silva, foi outro momento que marcou o encontro. O e-book está disponibilizado gratuitamente em formato de audiolivro no endereço marecheiaproducoes.com.br e também nos tablets da Biblioteca Municipal Folk Rocha.

“Barreirense raiz, Adriana tem uma história linda, libertadora e ao mesmo tempo de resistência. Ou seria de resiliência? Não há como não se emocionar com a sua narrativa”, destacou o vice-prefeito Emerson Cardoso. Para ele, que esteve no evento na companhia do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho, participar das discussões e conversar com os artistas plásticos, músicos e escritores que fazem a história artística e cultural de Barreiras é um momento enriquecedor. “Aprendemos muito com todos eles e destaco o papel da Diretoria de Cultura que abriu este espaço amplo, com relatos de lutas e de busca incessante pelo protagonismo”, disse.

Na avaliação da diretora de Cultura Emília Moreno a Semana da Consciência Negra é palco estratégico para as diferentes manifestações culturais. “É uma satisfação grande rever as ações culturais acontecendo de forma tão intensa e edificante principalmente quanto o tema é tão enriquecedor como o da Consciência Negra. A participação popular é fundamental nestes encontros porque há a disseminação de conhecimento e da história real de lutas”, destacou.

Programação – A Semana da Consciência segue com uma programação aberta ao público, seguindo as orientações dos órgãos de saúde pública. Nesta quinta-feira (18) às 14h na Biblioteca Municipal Folk Rocha tem oficina de criação e confecção de moda afro-brasileira com Dalvan Felipe. Às 18h no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, roda de conversa com o tema “A desigualdade racial na realização pessoal, profissional e social”. Já na sexta-feira (19) e sábado (20), também no Centro Cultural será o “Show Nativo” com Bosco Fernandes.

Dircom/PMB – 18.11.2021

Prefeitura de Barreiras realiza mutirão de cirurgias em especialidades de otorrinolaringologia e turbinectomia

O sábado (13) foi, mais uma vez, dia de mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra, em Barreiras. Os pacientes passaram por procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia e turbinectomia, com intervenções de amigdalectomia, septoplastia, adenoidectomia, entre outras, realizadas pela médica otorrinolaringologista Lívia Gonzaga juntamente como o médico anestesiologista, Carlos Magno e Clodoaldo Dias. As cirurgias começaram pela manhã e se estenderam até a tarde.

“Os mutirões vêm acontecendo sempre aos sábados com o objetivo de dar vazão à demanda reprimida decorrente do período da pandemia da Covid-19”, explica a diretora administrativa do Hospital Eurico Dutra, Julianne Furtado. Segundo ela, alguns pacientes passaram por mais de um procedimento no mesmo dia e no caso das cirurgias de otorrinolaringologia, permaneceram na unidade hospitalar até o dia seguinte, quando receberam alta, após avaliação do médico.

A programação da Secretaria de Saúde é estender os mutirões até dezembro, obedecendo um cronograma elaborado a partir das demandas existentes. “Teremos, ainda em novembro, as cirurgias de hérnias já no próximo sábado (20) e as urológicas no sábado seguinte (27) ”, adianta a coordenadora da Central Integrada de Regulação (CIR), Josélia Nunes. No dia 18 de dezembro estão previstas as cirurgias ginecológicas que encerram os procedimentos em 2021.

Para integrar os mutirões de cirurgias em alguma área específica, o paciente deve procurar a Central de Regulação, localizada na Avenida José Bonifácio, nº 27, (Centro). A CIR é responsável por orientar o fluxo de atendimento e facilitar a realização de consultas, procedimentos e exames de média e alta complexidade solicitados pelos profissionais da saúde.

Dircom/PMB – 16.11.2021

Prefeitura de Barreiras realiza semana de reflexão e atividades alusivas a Consciência Negra

Com a proposta de promover o debate e a reflexão sobre a consciência negra, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Diretoria de Cultura realiza, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Semana da Consciência Negra.Oficinas, diálogos, exposições, apresentações culturais e diversas atividades compõem a programação que se divide em vários equipamentos de cultura, no município.

Esse ano com o tema “Desigualdade racial na realização pessoal, profissional e social” o objetivo da semana é a reafirmação, não apenas da necessidade de luta por igualdade e respeito ao outro, como também, conectar vidas, elucidando histórias de superação e de realizações no âmbito pessoal, profissional e social.

“Entre as múltiplas formas de manifestações dessas desigualdades por cor ou raça, o tema proposto, tão significativo e importante, ocupa um espaço central nesse debate, onde buscamos falas inspiradoras que representem mudanças na vida dos barreirenses, em sua parcela significativa de negros. É uma semana dedicada de modo especial à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade”, afirma a diretora de Cultura, Emilia Moreno, sobre a relevância do mês dedicado ao diálogo para a construção de uma cidade cidadã.

Confira a programação:

16/11 – Rodas de Capoeira com a participação dos grupos Fruto da Esquiva, Associação de Capoeira Cultura Brasil e Esquiva, com Samba de Roda e Maculelê, às 19h na Praça Landulfo Alves;

17/11 – Diálogo com a Arte, com Zeca Pereira, Pedro Vinicius, Dalvan Felipe, tendo como mediadora Ananda Lima às 16h na Biblioteca Municipal Folk Rocha;

Exposição de Arte “MULHERES NEGRAS DESTEMIDAS” da artista plástica Pedrita Galvão e lançamento do E-BOOK “MALTAS DE SAIA” com Mestre Esperança

17/11 – DO ALÁ ao OJÁ – Oficina de criação e Confecção de Moda Afro-Brasileira, às 14h na Biblioteca Municipal Folk Rocha, com Dalvan Felipe;

18/11 – Roda de Conversa, às 19h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho com o tema “A Desigualdade Racial na Realização Pessoal, Profissional e Social

19 e 20/11– SHOW NATIVO, com Bosco Fernandes, às 20h no Centro Cultural Rivelino de Carvalho.

Dircom/PMB 12.11.2021

Capoeirista de Barreiras, Mestra Esperança é homenageada em livro Maltas de Saia

A primeira edição do livro “Maltas de Saia – histórias das mestras de capoeira da Bahia”, lançado em Salvador, traz histórias, biografias e curiosidades sobre as mestras de capoeira de diversas cidades do estado. Dentre elas, está a história da capoeirista barreirense Adriana Araújo, conhecida por todos como Mestra Esperança, que há 30 anos se dedica exclusivamente à prática da Capoeira.

O livro com 49 páginas se baseia em relatos pessoais expressivos de capoeiristas baianas, tendo como objetivo fomentar a preservação e a difusão da memória histórica, do trabalho e dos legados culturais das mestras de capoeira e que servirá como fonte relevante de pesquisa para quem deseja conhecer um pouco mais sobre esse universo. O e-book está disponibilizado gratuitamente em formato de audiolivro no site marecheiaproducoes.com.br.

A história da mestra Esperança é a quarta contada no livro, e traz os detalhes da mestra que aprendeu capoeira aos sete anos no projeto “Meninos de Rua” do então Mestre Zé Maria. Com o tempo, e após vencer grandes desafios, seguiu na capoeira desenvolvendo o projeto “Associação de Capoeira Cultura Brasil” que funciona há 22 anos no bairro Vila Brasil, voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos e o acesso é gratuito.

Para a mestra Esperança, o sentimento de estar entre tantas histórias de baianas destaques na Capoeira é de gratidão, de valorização. “Sou uma testemunha dessa manifestação cultural e esportiva. Muito feliz e grata por está tendo minha história contada entre tantas outras referências na Bahia. A capoeira é uma arte que transforma a vida de qualquer pessoa, é uma modalidade esportiva que auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças, além de trazer bem-estar também faz parte da formação para a vida”, destacou Esperança.

No próximo dia 17 de novembro, às 16h, a mestra Esperança participará das comemorações da Semana da Consciência Negra. Na oportunidade o e-book “Maltas de Saia – histórias das mestras de capoeira da Bahia”, também será disponibilizado nos tablets da Biblioteca Municipal Folk Rocha. De acordo com a diretora de Cultura de Barreiras, será realizada uma roda de conversa com artistas da arte e da literatura do município e outras atividades culturais.

“Ficamos muito felizes com a participação de uma filha de Barreiras sendo destaque no livro representativo como esse, que conta história de mulheres capoeiristas da Bahia. A mestra Esperança é um grande exemplo e realiza um trabalho social de grande relevância tendo a prática da capoeira como uma modalidade significativa. Na Semana da Consciência Negra, contaremos com a participação da mestra e de outros artistas barreirenses compartilhando experiências e a importância da capoeira enquanto arte, esporte e cultura”, destacou Emília Moreno.

Dircom/PMB – 09.11.2021

Tags:
Com foco na detecção precoce do Câncer de Mama, Secretaria de Saúde de Barreiras já atendeu mais de duas mil mulheres em 2021

Durante todo ano, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, busca sensibilizar a população feminina sobre a importância dos exames de prevenção e rastreio de neoplasias malignas relacionadas ao câncer de mama, a ideia é prevenir a doença e iniciar o quanto antes o tratamento. Até o mês de outubro deste ano já foram realizadas 2.080 mamografias de rastreamento, dessas, 373 mamografias diagnósticas.

Durante a programação do Outubro Rosa, 265 mulheres realizaram a mamografia de rastreamento e 276 mamografias diagnósticas. De acordo com o secretário de Saúde, em 2020, devido à ascendência da pandemia do novo coronavírus, muitas mulheres não conseguiram realizar esses exames, tendo realizado 533 mamografias de rastreamento e apenas 28 exames foram realizados em pacientes com 70 anos acima.

“Devido à pandemia da Covid-19, muitos atendimentos ficaram comprometidos, afastou inclusive muitas mulheres das consultas e das medidas de prevenção contra o câncer de mama. Com o avanço da vacinação e a diminuição de casos positivos e de pessoas internadas, procedimentos como esses retomaram com o objetivo de dar celeridade ao diagnóstico precoce e o tratamento quando necessário. Foram realizadas mais de duas mil mamografias de rastreamento somente esse ano, oportunizando as mulheres barreirenses detectarem precocemente a doença e reduzir a mortalidade por câncer de mama em nosso município”, disse Melchisedec Neves.

Atendimento: Para ser atendida, a mulher deve procurar sua Unidade de Saúde e passar pelo atendimento de enfermagem e posteriormente encaminhada ao clínico. Detectada alguma alteração na consulta e nos exames, a paciente é encaminhada para o atendimento com o mastologista e iniciado os exames e mamografias necessárias.

Dircom/PMB – 04-11-2021

Sistema de Videomonitoramento entra em fase de implantação em Barreiras

Mantendo o objetivo de ampliar as ações de segurança pública no município, nesta quarta-feira (3), o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, esteve reunido com o comandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), Cel. Osival Cardoso e o Capitão Weber, para ajustar os detalhes do Sistema de Videomonitoramento que ajudará a inibir crimes, especialmente contra bens e patrimônios públicos e que já está em fase inicial de instalação pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Barreiras e outras cidades do Oeste.

Nessa primeira etapa serão instaladas 30 câmaras de videomonitoramento facial e de leituras de placas nas áreas de abrangência da 83º e 84º Companhias Independentes da Polícia Militar. A previsão, conforme o Cel. Osival Cardoso, é que o sistema funcione já no final de dezembro, tendo uma expectativa de implantar na segunda etapa mais 18 câmaras, priorizando o centro comercial da cidade.

“Esse videomonitoramento vem somar de forma significativa a ação preventiva da Polícia Militar onde poderemos agir antes do cometimento do crime e irá trazer uma sensação de segurança imensurável para toda população, não só na questão de monitoramento e identificação de pessoas como também no controle dos crimes relacionados a roubos e furtos de veículos. Em um estudo já realizado em cidades que usam esse videomonitoramento temos uma redução de até 60% nas ocorrências, principalmente em áreas comerciais”, esclareceu o comandante dando o exemplo positivo do videomonitoramento realizado no bairro Morada Nobre atrelado à CIPT Rondesp, considerado hoje, através dos dados de ocorrências, o bairro mais seguro do município.

Prefeitura de Barreiras realiza Cirurgias Eletivas de Catarata no Hospital Municipal Eurico Dutra e zera demanda reprimida

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada, realizou mais uma etapa de Cirurgias Eletivas, desta vez de Catarata com o objetivo de reduzir a demanda reprimida, após a suspensão dos procedimentos devido a pandemia da Covid-19. Dos 300 pacientes regulados pela Central Integrada de Regulação, 284 realizaram o procedimento cirúrgico com êxito no Hospital Municipal Eurico Dutra, alguns pacientes que apresentaram pressão elevada e descolamento de retina na reavaliação não foram submetidos a cirurgia.

A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e o paciente se recupera rapidamente.

Inalda Gouveia, que acompanhou os pais senhor Geraldo Isidório e dona Inácia Brás, afirma está muito feliz com o retorno das cirurgias. “Eu agradeço demais esse momento, primeiramente a Deus e depois a todos os profissionais que estão trabalhando aqui hoje. A gente fica muito feliz e emocionada, porque sabemos que muitos estavam precisando, e por conta do coronavírus, não podia acontecer as cirurgias. Hoje eu estou aqui acompanhando meus pais com o sentimento de gratidão por esse momento ter chegado”, disse.

Projeto Futuro na Medida capacita jovens para o mundo do trabalho, em Barreiras

Capacitar, preparar e criar oportunidades para os jovens no mundo do trabalho, é com essa perspectiva, que o Projeto Futuro na Medida, fruto da parceria entre a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e o Ministério Público do Trabalho surge para qualificar profissionalmente os jovens barreirenses. Na manhã desta quinta-feira (28), cerca de 40 alunos dos cursos de Auxiliar de Operações Logísticas, Mecânico de Manutenção de Motocicletas e Eletricista Instalador de Baixa Tensão receberam a certificação de conclusão do curso. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de planejamento, Emerson Cardoso, secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, a coordenadora do Projeto e diretora do trabalho, Denise Mesquita e a gerente da unidade Senai Barreiras, Dalita Dutkievicz.

O Projeto Futuro na Medida vem contribuir para efetiva mudança na trajetória profissional e de vida dos jovens participantes, foi com essas palavras que a coordenadora do Projeto, Denise Mesquita, fez questão de ressaltar a importância desse momento. “É tão gratificante ver o brilho nos olhos desses jovens aqui hoje recebendo a certificação de conclusão de curso. É isso que o Projeto Futuro na Medida quer representar, a vontade de crescer, de empreender, de tornar esses jovens donos do próprio negócio e profissionais capacitados. Por meio dos professores, o curso traz habilidades, conhecimento e as técnicas necessárias para o mundo do trabalho. Nós, do Projeto Futuro na Medida esperamos que vocês tenham a vida modificada, positivamente”, ressaltou.

Prefeitura de Barreiras mantém trabalho de manutenção e limpeza de praças e outros espaços públicos

Como de rotina, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, percorrem toda cidade realizando a limpeza e manutenção de praças e espaços públicos. Essas atividades rotineiras foram focadas nesta quarta-feira (27), com a limpeza e roçagem da Avenida Joana Angélica, nas imediações do Hospital do Oeste.

Além de importantes Avenidas como: Aylon Macêdo, Antônio Carlos Magalhães, Professora Guiomar Porto, as equipes também realizaram limpeza, roçagem e poda de árvores ao longo do mês de outubro nos bairros: São Francisco; na rodovia que liga o município à comunidade do Barrocão; Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger; também no bairro Morada Nobre, Antônio Geraldo, Loteamento Rio Grande, Morada da Lua de Cima, Vila dos Funcionários, Jardim Ouro Branco e Sandra Regina; na Praça dos Sentidos e Praça Antônio Bento em Barreirinhas; no canteiro central da BR 135 e 242, nas mediações do bairro Vila Rica; Praça da Igreja Santo Antônio no bairro Boa Sorte; Praça Engenheiro Geraldo Rocha, Emídio Balbino Carvalho, Deputado Luiz Braga, no Centro; e na Praça Padre Armindo, no Renato Gonçalves.

Secretaria de Assistência Social e Trabalho realiza capacitação de servidores para manuseio do Formulário do Cadastro Único/Bolsa Família, em Barreiras

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras realizou durante uma semana, de 18 a 22 de outubro, a capacitação para o manuseio do Formulário do Cadastro Único/Bolsa Família no município, com o objetivo de preparar o entrevistador para o atendimento correto e o preenchimento adequado das informações das famílias inscritas ou que serão inseridas no Programa.

O curso foi ministrado pela gestora do Programa Bolsa Família de Barreiras, Maritânia Carvalho, e contou com a participação dos atuais profissionais do setor e os recém-contratados pelo Processo Seletivo Simplificado, que receberam orientações não só de como colher informações, mas também conceitos fundamentais, ética profissional e sigilo, respeito às famílias atendidas, formas de abordagens e linguagem, capacidade de observação e a importância do entrevistador como acolhimento primário para o serviço público.

Centros de Referência da Assistência Social de Barreiras apresentam programas desenvolvidos dentro das Unidades e entregam Kits Pedagógicos para as crianças vinculadas ao programa

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho, através dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS II e V, realiza durante essa semana, ações comunitárias com o objetivo de apresentar aos usuários do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF as atividades, serviços, programas e projetos realizados na estrutura das Unidades.

Durante a apresentação, equipes do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social – SUAS/Criança Feliz realizaram a entrega de Kits Pedagógicos para as crianças vinculadas ao programa. A coordenadora do CRAS V destaca a importância desse momento. “Essa é uma ação necessária desenvolvida por parte dos equipamentos de Proteção Social Básica, precisamos realizá-las objetivando as melhorias no acesso aos direitos socioassistenciais e construção dos vínculos comunitários, mais de 100 pessoas participaram desse momento de integração”, afirmou Tialla Souza.

Os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS funcionam das 07h30min às 12h e das 13h30min às 17h nos seguintes bairros: CRAS I – Bairro Santa Luzia; CRAS II – Bairro Morada da Lua; CRAS III – Bairro São Pedro; CRAS IV – Bairro Vila Brasil; CRAS V – Estação Cidadania, Cascalheira.

Dircom/PMB 27.10.2021

Barreiras se prepara para receber franquia da renomada rede de restaurantes do Burger King

A Capital do Oeste tem sido destaque em todo país, após se consolidar como o 10º município mais populoso e a 9ª economia do estado da Bahia. Na semana passada, mais dois feitos se somaram na consolidação de Barreiras como destaque nacional com o município ficando entre as três cidades da Bahia elevadas à condição de Excelência em Gestão Fiscal na avaliação do Índice da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e tendo recebido o Prêmio Band Cidades Excelentes em primeiro lugar no pilar Eficiência Fiscal e Transparência.

Tags:
Prefeitura de Barreiras implanta iluminação especial no Hospital da Mulher e na Catedral e chama atenção para prevenção ao Câncer de Mama

A Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Saúde e Infraestrutura, implantou uma iluminação especial nas fachadas do Hospital da Mulher e Catedral São João Batista, alusiva ao Outubro Rosa, para chamar a atenção e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. A fachada da Catedral São João Batista, Igreja Matriz da cidade, também recebeu atenção na iluminação cênica e ostenta traços rosa.

O alerta contido nas cores se soma às várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, com destaque para palestras e oferta de atendimento especializado à mulher realizado pelo Centro de Atendimento à Mulher – CAM, atendimento diferenciado nas unidades da Atenção Básica e rodas de conversas e orientações específicas no Hospital da Mulher.

Biblioteca Municipal Folk Rocha e sede da Diretoria de Cultura estão de casa nova

Em Barreiras, a Biblioteca Municipal Folk Rocha está em novo endereço, agora localizada na Rua Aníbal Alves Barbosa, nº 626, Centro. No novo espaço cultural, no segundo piso, também está funcionando a sede da Diretoria de Cultura. O novo espaço além de garantir acesso à população no acervo na área da literatura infantil, de pesquisa científica e literatura nacional, conta com um ambiente para leitura e de estudos mais amplos e adequados.

Conforme a diretora de cultura, Emília Moreno, o novo espaço da Biblioteca Folk Rocha garante o acesso de todos, desde crianças, jovens, adultos e idosos, além de acolher exposições de artistas plásticos e artesãos do município e região oeste.

Prefeito Zito Barbosa e secretários participam da Waste Expo Brasil 2021, em São Paulo

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre as soluções em resíduos sólidos, o prefeito Zito Barbosa, juntamente com o chefe de gabinete, Jeferson Barbosa, do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, e ainda o vice-presidente do CONSID e prefeito de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão e a secretaria executiva, Erica Seixas, participam da Waste Expo Brasil 2021, em São Paulo, considerado o único evento no país totalmente focado em resíduos sólidos, limpeza pública e na geração de energia através dos resíduos e que apresenta as mais recentes tecnologias, máquinas e equipamentos na gestão integrada de resíduos.

Assegurar o tratamento e a destinação dos resíduos sólidos urbanos e da construção civil é uma das metas da Prefeitura dentro do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, incluindo as práticas de hábitos sustentáveis de consumo e instrumentos que incentivem a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos sólidos. A Waste Expo Brasil apresenta o que há de mais moderno para a realização dessa política pública com ações relacionadas ao saneamento, como o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, sistemas de coleta e a disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Segundo dia da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Barreiras discute propostas para a elaboração do Plano Municipal de Saúde

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na manhã desta terça-feira (26), ao segundo dia de realização da 8° Conferência Municipal de Saúde com a discussão dos eixos temáticos, que esse ano foram divididos em quatro. O eixo I destacou a Gestão do SUS e Participação Social, o eixo II traz a temática Vigilância em Saúde, o eixo III discute o SUS: da Atenção Primária à Média e Alta Complexidade e já o eixo IV, vem com a discussão sobre a Assistência Farmacêutica. De forma inédita, e por conta das medidas sanitárias contra a covid-19, quem não pôde comparecer presencialmente, teve a oportunidade de acompanhar através das plataformas digitais oficiais da Prefeitura de Barreiras, simultaneamente. Para cada sala, com seu respectivo eixo temático, um link estava disponível para acompanhamento, ao vivo, e todos puderam participar dos debates e discussões.

Essa programação dentro da 8° Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação da saúde pública da população barreirense e faz parte da formulação das diretrizes para auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Saúde pelos próximos quatro anos, de 2022 a 2025. É um documento que sistematiza o conjunto de proposições políticas do governo para a saúde do município.

Atletas apoiados pela Prefeitura de Barreiras sagram-se campeões por equipe no Campeonato PAN-AMERICANO de Jiu-Jitsu, em Salvador

Os atletas da equipe Kirius Brazilian Jiu-Jitsu Team, que representaram Barreiras no Campeonato PAN-AMERICANO, desembarcaram felizes e vitoriosos nesta segunda-feira (25). A equipe que participou do Campeonato no último domingo (24), contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Diretoria de Esportes.

No total, a equipe conquistou 54 medalhas, sendo 31 de ouro, 13 de prata e 10 de bronze, e se consagrou campeã por equipe. O subdiretor de Esportes, Danilo Farias, fala da satisfação em ver atletas da cidade sendo consagrados nos campeonatos.

“Para nós da Prefeitura de Barreiras e da Diretoria de Esportes, é muito gratificante ver atletas barreirenses indo atrás dos seus sonhos e conquistando medalhas. Recebemos com muita alegria a notícia do título de campeão por equipe, e claro, pelas conquistas individuais. É isso que a gente quer para o esporte, e é essa a orientação da secretária Gabriela Nogueira, bem como do prefeito Zito Barbosa, que possamos continuar trabalhando pelo esporte de Barreiras”, ressaltou o subdiretor.

 Dircom/PMB 26.10.2021

 

Sistema Único de Assistência Social é tema de encontro entre Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia

Na última segunda-feira (25), a secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, participou do encontro promovido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS/BA) e Secretaria Nacional de Assistência Social. Na oportunidade participou também junto à presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barreiras, Marília Machado, da reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O encontro do COEGEMAS teve como finalidade discutir propostas estabelecidas pelas necessidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de cada município, sendo a proposta principal estabelecida pelos Secretários Municipais de Assistência Social, cofinanciamento para instituições que atuam com crianças e adolescentes das cidades, com indagação de como será pactuada entre o estado e municípios, e direcionada à CIB. Além dos secretários, estiveram presentes no encontro a presidente do COEGEMAS/BA, Ediana Dourado e Michel Farias, secretário de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista e representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Parceria entre Prefeitura de Barreiras, SineBahia e Instituto Mix realizam atendimentos no Caminhão das Profissões, na Praça Castro Alves

Na manhã desta segunda-feira, 25, a equipe de multiprofissionais do Caminhão das Profissões do Instituto Mix deu início à oferta de serviços gratuitos à população de Barreiras, na Praça Castro Alves. Até esta terça-feira, 26, as pessoas interessadas em receber um encaminhamento para uma vaga de trabalho ou se profissionalizar para o mercado, cada vez mais competitivo, não podem perder essa oportunidade. A iniciativa é resultante de uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE, por meio do SineBahia e o Instituto Mix, com o apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, além da Casa do Trabalhador.

Presente no evento, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho, falou do apoio e iniciativa das instituições em realizar esse projeto em Barreiras. “A população está tendo a oportunidade de ter acesso a serviços que geram conhecimento, aperfeiçoamento e empregabilidade. São importantes ações dessa magnitude que a gestão estará sempre presente para apoiar e estamos satisfeitos em fazer parte de um momento onde as pessoas estão se qualificando e buscando uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. É através dessas parcerias que podemos ajudar essas pessoas”, afirmou o secretário.

Tags:
Prefeitura de Barreiras realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Em Barreiras, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano traz como tema: “Garantia do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia”, teve início nesta segunda-feira (25) com a abertura oficial no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores. Seguindo os protocolos de medidas sanitárias devido à pandemia da Covid-19, a 8ª Conferência Municipal de Saúde contou com um número limitado de pessoas presentes e foi transmitida ao vivo pela Rede Câmara de Comunicação e pelos canais da Prefeitura.

Além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, que abriu os trabalhos da 8ª Conferência, participaram da abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de saúde Melchisedec Neves; subsecretária Jamile Rodrigues; diretor do Centro das Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia, professor Rafael Simões; diretor da Universidade Estadual da Bahia/Campus IX, Joaquim Neto e a enfermeira referência técnica regional de imunização do Núcleo Regional de Saúde/Oeste, Lívia Teles.

Barreiras passa a ser Gestão de Excelência no Índice Firjan e alcança a primeira meta do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro

A Capital do Oeste foi mais uma vez destaque nacional, agora o município está entre as três cidades da Bahia a alcançar a Excelência em Gestão Fiscal no Índice da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), que acompanha anualmente a eficiência da gestão pública de mais de 5 mil municípios brasileiros, com base nos indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimento.

Atingir a Excelência em Gestão Fiscal com aferição pelo índice Firjan foi a meta número um estabelecido pelo município de Barreiras dentre as 30 metas contidas no Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro. Barreiras garantiu a média superior a 0,08, o que a classifica como excelência em gestão. O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras e são disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconf).

Barreiras sedia Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/CRI 2021 e centenas de atletas participam da competição

O final de semana em Barreiras foi de competição entre os atletas de todo Brasil que participaram do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2021. As competições que aconteceram no sábado e domingo (23 e 24) reuniram uma média de 180 atletas que disputaram as provas divididas em duas etapas, sendo o contrarrelógio e de resistência.

O evento realizado pela Federação Baiana de Ciclismo teve o apoio da Prefeitura de Barreiras, e foi prestigiado pelo prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vice Emerson Cardoso, do secretário Junior Sampaio e subsecretário Cristiano Rans (Segurança Cidadã e Trânsito), Karlúcia Macêdo (Assistência Social e Trabalho), da subsecretária Luzeni Santos (Infraestrutura), do diretor de Esportes Lucas Quirino, subdiretor Danilo Farias e demais integrantes da Diretoria de Esportes. Participaram ainda os vereadores Rider Castro, Dr. Sileno Cerqueira e José Valdimiro.

Secretaria de Saúde de Barreiras inicia semana com vacinação da segunda dose em pessoas com 31 anos acima

Em Barreiras, 113.060 pessoas já receberam a primeira dose ou dose única contra a Covid-19, mais de 68 mil pessoas já tomaram a segunda dose e 2.767 pessoas já receberam o reforço da terceira dose. Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde de Barreiras deu prosseguimento na vacinação contra o novo coronavírus, dessa vez, foram vacinados com a segunda dose, pessoas de 31 anos acima que receberam a primeira dose das vacinas Pfizer/Biontech e Oxford/AstraZeneca no dia 09 de agosto.

Crea-BA promove evento em homenagem ao mês do Agrônomo e do Engenheiro Agrícola

Agricultura familiar e desafios para os profissionais da agronomia serão temas de encontro gratuito e que vai disponibilizar certificados.

 

No próximo dia 26 de outubro, o Crea-BA, por meio da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro), realizará mais um evento, desta vez abordando o tema “Agricultura Familiar e os Desafios para os Profissionais da Agronomia”. O evento gratuito, que comemora o mês dos engenheiros agrônomos e agrícolas, lembrado nos dias 12 e 27 de outubro, respectivamente, será transmitido ao vivo, às 19 horas pelo canal do Conselho no YouTube, e ainda conta com a participação do mestre em desenvolvimento rural e especialista em gestão estratégica de políticas públicas, engenheiro agrônomo Wellington Resende e do engenheiro agrícola Dian Lourençoni.

Tags:
Foto: Agência Brasília

A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na Bahia será oficialmente lançada nesta terça-feira 26, às 9h, na Fazenda Água Doce em Barreiras. Historicamente as campanhas do segundo semestre acontecem de 01 a 30 de Novembro, mas a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), antecipou o início da vacinação em uma semana como estratégia para incrementar os índices de imunização do rebanho de zero a 24 meses.

Últimas Notícias: