Barreiras passa a ser Gestão de Excelência no Índice Firjan e alcança a primeira meta do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro

Barreiras passa a ser Gestão de Excelência no Índice Firjan e alcança a primeira meta do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro

A Capital do Oeste foi mais uma vez destaque nacional, agora o município está entre as três cidades da Bahia a alcançar a Excelência em Gestão Fiscal no Índice da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), que acompanha anualmente a eficiência da gestão pública de mais de 5 mil municípios brasileiros, com base nos indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimento.

Atingir a Excelência em Gestão Fiscal com aferição pelo índice Firjan foi a meta número um estabelecido pelo município de Barreiras dentre as 30 metas contidas no Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro. Barreiras garantiu a média superior a 0,08, o que a classifica como excelência em gestão. O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras e são disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconf).

Na semana passada, Barreiras foi premiada com a primeira colocação na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, no pilar Eficiência Fiscal e Transparência, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes. Uma iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila direcionada a todas as cidades do país. Nessa segunda-feira (25), o prefeito Zito Barbosa recebeu mais essa importante notícia com muita satisfação e destacou que o objetivo agora é garantir a permanência de Barreiras nesse seleto grupo de cidades que são destaques nacional.

“É com muita alegria que recebemos mais essa importante notícia, destacando Barreiras entre as três cidades a nível estadual e sendo destaque dentre todas as cidades do Brasil, no quesito Gestão de Excelência, avaliada pelo Índice Firjan que realiza esse estudo com mais de cinco mil municípios brasileiros. Agradeço imensamente a Deus e aos nossos colaboradores que juntos, apesar das dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19, nos possibilitou alcançamos já neste ano a primeira das 30 metas do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, nossa meta agora é permanecer esse nível de excelência e ampliar as nossas conquistas”, destaca Zito Barbosa.

Para o prefeito Zito Barbosa, tão importante quanto alcançar índices dessa magnitude, é mantê-los, e para isso a gestão seguirá aperfeiçoando os processos fazendo com que essas conquistas perdurem com impactos positivos na transformação da qualidade de vida do barreirense. Com esse objetivo, a Prefeitura através das Secretarias de Planejamento e Administração, já apresentou na última sexta-feira (22), o Programa Municipal de Gestão de Processos, destinado a aprimorar os processos de Compras, Licitação, Termos de Referência dentre outros.

Dircom/PMB – 26/10/2021.

Últimas Notícias: