Prefeitura de Barreiras realiza mutirão de cirurgias em especialidades de otorrinolaringologia e turbinectomia

Prefeitura de Barreiras realiza mutirão de cirurgias em especialidades de otorrinolaringologia e turbinectomia

O sábado (13) foi, mais uma vez, dia de mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra, em Barreiras. Os pacientes passaram por procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia e turbinectomia, com intervenções de amigdalectomia, septoplastia, adenoidectomia, entre outras, realizadas pela médica otorrinolaringologista Lívia Gonzaga juntamente como o médico anestesiologista, Carlos Magno e Clodoaldo Dias. As cirurgias começaram pela manhã e se estenderam até a tarde.

“Os mutirões vêm acontecendo sempre aos sábados com o objetivo de dar vazão à demanda reprimida decorrente do período da pandemia da Covid-19”, explica a diretora administrativa do Hospital Eurico Dutra, Julianne Furtado. Segundo ela, alguns pacientes passaram por mais de um procedimento no mesmo dia e no caso das cirurgias de otorrinolaringologia, permaneceram na unidade hospitalar até o dia seguinte, quando receberam alta, após avaliação do médico.

A programação da Secretaria de Saúde é estender os mutirões até dezembro, obedecendo um cronograma elaborado a partir das demandas existentes. “Teremos, ainda em novembro, as cirurgias de hérnias já no próximo sábado (20) e as urológicas no sábado seguinte (27) ”, adianta a coordenadora da Central Integrada de Regulação (CIR), Josélia Nunes. No dia 18 de dezembro estão previstas as cirurgias ginecológicas que encerram os procedimentos em 2021.

Para integrar os mutirões de cirurgias em alguma área específica, o paciente deve procurar a Central de Regulação, localizada na Avenida José Bonifácio, nº 27, (Centro). A CIR é responsável por orientar o fluxo de atendimento e facilitar a realização de consultas, procedimentos e exames de média e alta complexidade solicitados pelos profissionais da saúde.

Dircom/PMB – 16.11.2021

Últimas Notícias: