Secretaria Municipal de Saúde desenvolve atividades para o Dia Mundial de Luta contra AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo desde o dia 21 de novembro atividades relacionadas ao dia mundial de luta contra a AIDS, sob a coordenação da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA, Edgar Pita.

 

Para conscientizar a população sobre as DST’s e AIDS a equipe do CTA organizou uma programação que está sendo desenvolvida nesta sexta, dia 29 de novembro em comemoração ao dia “D” que é no dia 01 de dezembro e envolve as USF’s dos bairros da cidade que estão fazendo o teste do fique sabendo. O procedimento é rápido e sigiloso para HIV, hepatite B e C e o resultado sai na hora.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, mobilizar a população sobre a importância de realizar o teste do fique sabendo nas unidades de saúde da família é o objetivo do CTA.

 

“ É fundamental o comparecimento da população ao CTA que realiza este trabalho de forma permanente durante todo o ano. Semestralmente  intensificamos nas unidades básicas de saúde-USF’s estes testes” destacou Regina Figueiredo.

 

A Coordenação do CTA, envolveu vários profissionais de saúde para atender a população e uma campanha com cartazes serão afixados na rede pública e privada de saúde com o laço vermelho, símbolo mundial da campanha de luta contra a AIDS.

 

Confira a baixo a lista das USF’s que estão realizando o teste do fique sabendo:

- Posto Jardim Ouro Branco

- Albert Sabin

- Posto Buritis

- Posto do TATU

- Posto do Bezerro

- Unidade de saúde da Família n °05

- Unidade de saúde da Família n °13

- Unidade de saúde da Família n °12

- Unidade de saúde da Família n °11 Loteamento Rio Grande

- Unidade de saúde da Família n °19 Loteamento Flamengo

- Unidade de saúde da Família n °18 Vila Dulce

- Unidade de saúde da Família n °16 Vila Dulce

- Unidade de saúde da Família n °06 Vila Nova

- Unidade de saúde da Família n °17 Vila Dulce

 

“Esse teste é muito importante para as pessoas ficarem sabendo se tem alguma doença sexualmente transmissível – DST e AIDS e preciso saber e iniciar logo o tratamento ”, falou a Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Carla Suelk.

http://barreiras.ba.gov.br/noticias/secretaria-municipal-de-saude-desenvolve-atividades-para-o-dia-mundial-de-luta-contra-aids/