Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) aprovada!!!

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Federal aprovou na manhã desta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Pela proposta, relatada pelo deputado Arthur Maia (PMDB-BA), a nova instituição terá sede no município de Barreiras, com campi em cinco municípios, e promete colaborar com o desenvolvimento da região.

A proposta seguirá para o Senado. Na Ufob, serão oferecidos 35 cursos de graduação, que deverão atender a 7.930 estudantes.

Inicialmente, a universidade contará com quatro campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria de Vitória e Luís Eduardo Magalhães.

A comissão acompanhou o voto do relator pela constitucionalidade e juridicidade da proposta. Maia realizou uma audiência pública em cada um dos cinco municípios onde devem ser criados os campi da nova universidade.

O parlamentar baiano elogiou os eventos que chegaram a reunir, segundo ele, cinco mil pessoas “ávidas por conhecer e discutir o projeto e disse sentir grande alegria por poder contribuir para essa grande conquista de todo oeste baiano".

Com a nova instituição, será necessária a criação de 765 cargos públicos efetivos, além de outros postos de direção e funções gratificadas, que terão um impacto orçamentário estimado em R$ 9,67 milhões no exercício de 2013.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/135007-ccj-aprova-proposta-de-criacao-da-universidade-federal-do-oeste-da-bahia.html